Economia

Nova Zelândia apresenta plano para taxar gases naturais do gado

Por Portal NC

11/10/2022 às 08:03:20 - Atualizado há
O novo plano tributário faria os fazendeiros pagarem pela poluição de seus animais, como o gás metano dos arrotos e peidos das vacas ou óxido nitroso na urina do gado. Vaca sendo ordenhada em uma fazenda leiteira perto de Cambridge, na Nova Zelândia

William WEST / AFP

O governo da Nova Zelândia divulgou nesta terça-feira (11) um plano para tributar os gases de efeito estufa naturalmente emitidos pelo gado, uma proposta projetada para conter as mudanças climáticas.

A primeira-ministra Jacinda Ardern disse que seria o primeiro imposto desse tipo no mundo.

Os gases emitidos naturalmente pelas 6,2 milhões de vacas da Nova Zelândia estão entre os principais problemas ambientais do país.

Grupo de vacas em pasto na Nova Zelândia

William WEST / AFP

O novo plano tributário faria os fazendeiros pagarem pela poluição de seus animais, como o gás metano dos arrotos e peidos das vacas ou óxido nitroso na urina do gado.

Ardern disse que era uma "proposta pragmática" para reduzir as emissões agrícolas e fortalecer a imagem de sustentabilidade dos produtos da Nova Zelândia.

O plano do governo é aprovar essa proposta no ano que vem e introduzir o imposto em três anos.

O presidente do grupo de pecuaristas Federated Farmers, Andrew Hoggard, denunciou que esse programa "destruiria as pequenas cidades da Nova Zelândia".
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC