Programa de Controle do Tabagismo é oferecido nas USFs em Pompeia

Consultas, grupos de apoio e medicamentos servirão de auxílio a fumantes que querem superar a dependência do tabaco

01/02/2018 - 18:39 hs

O Departamento de Higiene e Saúde, através do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, está convocando dependentes do cigarro que queiram parar de fumar, para participar do tratamento oferecido. Consultas clínicas, apoio motivacional, e a utilização de medicamentos, quando necessário, servirão de apoio para aqueles que querem largar de vez a dependência pelo tabaco.

Segundo Adriana Fernandes Parra, enfermeira do DHS, será avaliada a relação do integrante com o cigarro, para que seja definida a terapia. “O tratamento consiste em consultas periódicas e reuniões em grupos de apoio para que os dependentes possam discutir e se sentirem motivados nessa luta contra o tabagismo. No caso de dependência grave, os médicos indicam o uso do adesivo de nicotina para evitar que o paciente recorra ao cigarro, dentre outros medicamentos”, disse.

As pessoas interessadas em parar de fumar devem procurar a unidade de saúde a qual pertençam e se inscrever nos grupos. Todas as 7 unidades contam com profissionais preparados para dar orientações e sanar dúvidas com relação a forma do tratamento, disponibilizado em horário alternativo, tendo em vista os participantes que trabalham no horário comercial. Os medicamentos, se necessários, também fazem parte do tratamento e serão distribuídos gratuitamente aos pacientes.