Economia

Búfala, cabra e vaca: veja diferenças entre os queijos e qual é o melhor para evitar dor de barriga

Por Portal NC

12/10/2022 às 09:10:24 - Atualizado há
Cada tipo de leite gera laticínios diferentes, conforme modo de preparo. Além dos de origem bovina, os demais queijos têm ganhado destaque e são premiados em concursos mundiais da iguaria. Queijo Minas Artesanal no II Concurso Mundial do Queijo no Brasil

Celso Tavares / g1

Queijos feitos a partir do leite de vaca podem ser os mais comuns, mas não são os únicos que existem. Há ainda o de búfala e o de cabra e ovelha, que ganham cada vez mais destaque.

Inclusive, no II Concurso Mundial do Queijo no Brasil, realizado na capital paulista em setembro, o 2° lugar foi do queijo azul de cabra Dolce Bosco, produzido em Joanópolis (SP), pela Capril do Bosque e a mestre queijeira Heloisa Collins.

Mas você sabe a diferença entre cada um desses tipos?

De onde vem o que eu como: queijo

Além das mudanças geradas pelo modo de fazer - se é maturado, casca lavada, fresco - os queijos também variam em odores e sabores devido ao leite. O queijo de búfala, por exemplo, é mais suave e o leite é ideal para produtos frescos.

Essas diferenças ocorrem por causa das propriedades dos leites de cada um dos animais, que proporcionam também alterações nutricionais. É o caso do de búfala, que tem mais cálcio e vitamina A.

Porém, há também semelhanças. Todos os três têm a mesma adequação de nutrientes, vitaminas e proteínas, aponta a nutricionista Karin Honorato.

DE ONDE VEM: queijo nasceu em estômago de animais e hoje tem concurso mundial, g1 mostra

Confira a seguir algumas diferentes entre os três leites.

Menos chance de piriri

Para algumas pessoas, o consumo do queijo e de laticínios de modo geral vem acompanhado do medo de ter o famoso piriri, uma dor de barriga. Além de intolerância ou alergia à lactose, existe outro componente do leite que pode ter esse efeito na digestão: a proteína caseína, explica a nutricionista.

A caseína possui três tipos de classificação: A1A1, A1A2 e A2A2. Normalmente, para quem sofre após o consumo do leite devido à caseína, a razão é a proteína do tipo A1A1 ou A1A2, que é mais comum em leite de bovinos e caprinos.

Já o leite de búfala é sempre A2A2, variedade que é digerida mais facilmente, ou seja, ideal para quem tem problema com as demais caseínas, aponta Mariana Almeida Prado, produtora de queijos de búfala.

Queijo de búfala

Celso Tavares / g1

Leia também:

Produtora de MG supera machismo para desenvolver queijo reconhecido na França

Doce Romeu e Julieta tem nome inspirado em campanha publicitária com a Turma da Mônica

Pão de queijo não existiria sem a mandioca

Gordura menor, digestão mais rápida

Apesar do leite de cabra não ser A2A2, ele tem outra característica que facilita a digestibilidade: suas moléculas de gorduras são as menores dos três queijos. Ele é seguido pelo de vaca e, por fim, as maiores moléculas são do queijo de búfala.

Na prática, um queijo de leite de cabra, por exemplo, pode ser digerido entre 30 e 40 minutos, enquanto um do leite de vaca leva até 3 horas, explica Luiz Sprinz, do Rancho Alegre capril e queijaria.

Sprinz diz ainda que o tamanho das moléculas de gordura interfere também no odor, na textura e no aroma de cada produto gerado do leite de caprinos.

Queijo de cabra

Celso Tavares / g1

Menos lactose

A lactose é um componente do açúcar do leite, que, assim como a caseína, pode gerar alergias e intolerância.

Os queijos de búfala e de cabra são os que têm menor quantidade de lactose. Portanto, podem ser uma alternativa para quem não se dá muito bem com o leite de vaca por esse motivo, explica Karin.

Queijo de vaca

Celso Tavares / g1

Assista:

Gente do campo: Simone Silotti

De onde vem: batata 'dorme' por meses e só suas netas vão para os mercados

De onde vem a rosa
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC