Tempo Integral é ampliado pela Prefeita Tina Januário em 2018

As atividades do programa Tempo Integral retornam em 19 de fevereiro

12/02/2018 - 17:22 hs

A secretaria municipal da Educação promoveu nos últimos dias a capacitação dos professores e monitores que atuarão no programa Escola de Tempo Integral em 2018, segundo o gestor da pasta, Adriano Nascimento, neste ano o programa está sendo ampliado, passando a atender crianças dos primeiros anos do ensino fundamental. Para o ano que vem, o planejamento prevê que alunos do segundo ano também sejam inseridos no programa.

“Notamos com os nossos estudos que muitas crianças dos quartos e quintos anos desistiam da modalidade de tempo integral após dois meses de atividades. Ao mesmo tempo, constatamos que as crianças do 1º ano estão em uma idade de desenvolvimento cognitivo propício para a absorção dos conteúdos do tempo integral. Com a ampliação do programa para essa faixa etária, temos a expectativa de uma melhoria significativa nos índices e uma menor taxa de evasão”, comentou Adriano.

Na EMEF “Orlando Cassaro”, alunos de todos os anos estão inseridos no programa. Para atender às crianças de diferentes faixas etárias, a secretaria da Educação realizou uma revisão da proposta curricular incluindo oficinas de artes manuais, psicomotricidade, natação, meio ambiente, projeto de vida, leitura, jogos matemáticos, recreação, jogos desportivos e esportivos, oficina cultural e artes.

Professores e monitores do Tempo Integral participaram nos últimos dias de uma oficina de capacitação ministrada pelo assessor técnico pedagógico Adriano Nascimento, que destacou a importância da iniciativa tendo em vista a necessidade de direcionar melhor o trabalho da Escola de Tempo Integral que até 2016 não possuía currículo e diretrizes definidas. Segundo Adriano, em 2018 além dos objetivos pedagógicos, as oficinas do Tempo Integral serão voltadas para o resgate de princípios e valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“As oficinas não serão direcionadas para fins apenas pedagógicos. O objetivo principal das oficinas será o resgate de valores e princípios que os alunos levarão para toda a vida. O objetivo principal da Secretaria Municipal de Educação é a humanização das crianças através das oficinas”, afirmou Adriano.
A ampliação do programa foi celebrada pela prefeita Tina Januário, que exaltou os investimentos na Educação e a atenção especial dada ao Tempo Integral pela nova gestão, que em 2017 já havia expandido o programa ao incluir alunos da EMEF de Pompeia - “Grupão”.

“Ao todo serão 12 turmas, cada uma com 17 alunos. Vamos atender 200 crianças, serviremos 810 refeições por dia incluindo café da manhã, almoço e lanche da tarde. É um grande avanço que estamos dando para melhorar a qualidade do ensino público municipal. O município arcará com todas as despesas, porque educação é prioridade e estamos pensando também nos pais que trabalham o dia todo e que precisam de programas como este”, concluiu a prefeita Tina. As atividades do programa Tempo Integral retornam no próximo dia 19 de fevereiro.