Economia

Agropecuária 4.0: tecnologia e conectividade para produzir com mais eficiência

Por Portal NC

21/09/2022 às 16:34:21 - Atualizado há
Faça seu negócio alcançar melhores resultados e aumentar a produtividade com soluções digitais.

Shutterstock

No agronegócio, já não basta somente produzir. É preciso pensar na sustentabilidade da operação. Estimativas apontam que a produção de carne terá que aumentar 40% até 2030 para dar conta da demanda, enquanto a escassez de recursos pede cada vez mais pelo uso sustentável de terras e insumos.

Ao mesmo tempo, o setor agro é uma das grandes apostas de crescimento do Brasil – em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio representou 27,4% de todo o PIB nacional.

Se as cifras já são altas, imagine um cenário com aplicação de tecnologia para automatizar e acelerar os processos de produção e ainda trazer o menor impacto ambiental como benefício adicional.

Para isso o desafio atual é aumentar a conectividade rural. Segundo o estudo “Cenários e perspectivas da conectividade para o agro", realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a previsão é de que, no momento em que a conectividade no campo dobrar, o impacto sobre o PIB pode ser mais de 6%.

Para ter uma propriedade rural conectada e com soluções inteligentes é importante ter o parceiro de tecnologia que entenda do seu negócio e tenha serviços personalizados de acordo com a sua necessidade.

Com Vivo Agro você tem um portfólio completo e direcionado para atender as principais necessidades e revolucionar o setor de Agronegócio. Desde a melhor rede móvel até serviços digitais para produtores de todos os tamanhos.

Confira abaixo as 5 principais soluções para aumentar a produtividade da propriedade, reduzir custos e garantir a previsibilidade da produção. Tudo isso com menor impacto ambiental.

• Conectividade: a melhor rede móvel, agora com 5G, para deixar sua fazenda conectada e facilitar a comunicação com funcionários e fornecedores, bem como permitir o gerenciamento de maquinário inteligente e de dados de onde o produtor estiver, seja na sede ou no campo.

• Maquinário inteligente: dispositivo integrado à internet para acompanhamento de informações em tempo real da telemetria das máquinas como localização, consumo de combustível, tempo de funcionamento, alerta de manutenção, entre outros. Sistema compatível com diferentes equipamentos de todas as marcas.

• Gestão Pecuária: ferramenta de gestão de rebanho que controla o ciclo de vida do gado, saúde e vacinas do animal, bem como a utilização de insumos da fazenda e controle financeiro das operações.

• Clima Inteligente: Solução integrada de previsão climática que contribui para identificação do melhor momento para o manejo, plantio e colheita da sua plantação. Ainda auxilia a economia de recursos hídricos e elétricos para reduzir custos e garantir previsibilidade da sua produção.

• Drone Pro: Mapeamento dos limites da propriedade, com resultados precisos e seguros para a melhor tomada de decisão, além de identificação de focos de incêndio e de infestação por ervas-daninha, bem como pulverização precisa de insumos na lavoura.

Conheça tudo que Vivo Agro oferece para digitalizar o seu agronegócio e entre em contato com consultores sobre as soluções personalizadas para a sua propriedade.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC