DHS promove palestras sobre cuidados com a voz

Por Redação 11/04/2017 - 13:45 hs
Foto: Comunicação Social

Os usuários das Unidades de Saúde da Família de Pompeia participam, nessa semana, de uma programação especial promovida pelo Departamento de Higiene e Saúde em alusão ao Dia Mundial da Voz (16 de abril). O objetivo é conscientizar toda a população sobre os cuidados com a voz e alertar para problemas como laringite, faringite e até mesmo o câncer de laringe, chamando atenção dos cidadãos para sintomas como alteração vocal, cansaço, mudança de tom, pigarro, ardor ou dor ao falar, falhas na voz ou rouquidão.

Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, o Brasil é um dos países no mundo com maior incidência de câncer de laringe, o que está relacionado, por exemplo, ao uso excessivo de álcool e ao fumo. A rouquidão pode ser o primeiro sintoma de que há algo errado.

“Atitudes simples do nosso dia a dia ajudam a prevenir problemas futuros na voz. Tomar bastante água diariamente, evitar bebidas alcoólicas, dormir e alimentar-se bem, falar sem esforços, não gritar ou evitar pigarrear, são algumas dicas importantes para o cuidado com a voz”, comentou a fonoaudióloga Fernanda Teresinha S. Ferreira Lima.

Durante as palestras são distribuídos panfletos informativos com informações mais detalhadas sobre o tema e ao final de cada encontro há a participação da dupla Paulo Tripoloni e André, profissionais da voz que ilustram a importância dos cuidados com esse instrumento de trabalho.

Confira a programação:

Quarta-Feira (12/04) 08h – USF “Telles” 09h – USF “Zugão”

Quinta-feira (13/04) 08h – USF “Minami”