Acontece neste sábado (13) o Dia “D” da Vacinação contra a Gripe

Por Redação 12/05/2017 - 10:27 hs

Todas as unidades estarão aplicando a vacina em Idosos acima de 60 anos e Crianças entre 6 meses e 5 anos, das 7 às 17 horas

O Dia ‘D’ da campanha de vacinação, que protege contra tipos de gripes influenza e a tão temida H1N1, será neste sábado (13), quando todas Unidades de saúde estarão abertas das 7h às 17h. Com 2961 doses aplicadas desde o início da campanha no dia 17 de abril, o Departamento de Higiene e Saúde através da vigilância epidemiológica, reafirmam a importância de se imunizar contra a doença.

Neste dia alternativo, devem se vacinar idosos com 60 anos ou mais e crianças entre seis meses e cinco anos.

Responsável pela Vigilância Epidemiológica, Adriana Fernandes reitera sobre a importância da vacinação, na prevenção de futuros surtos de epidemia. “Estamos mobilizados na causa e na gravidade que é optar por não se vacinar preventivamente contra a gripe. É preciso que os idosos e os pais de crianças entre seis meses e cinco anos, se conscientizem e aproveitem o dia D para se vacinar, em uma das 7 Unidades abertas especialmente para esta ação. Se você se enquadra nestes dois grupos de risco, procure a Unidade mais próximas de sua casa e vacine-se”, explicou.

Vale lembrar que a campanha não se encerra neste sábado, e que até o dia 26 de maio, doses da vacina continuarão a serem distribuídas normalmente, é claro que com a priorização dos grupos de risco, que conta ainda com gestantes ou mulheres no período de até 45 dias após o parto e pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, hipertensão, diabetes, entre outras).

A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.

DHS