Economia

Ibovespa opera em alta, com eleições no Brasil e cenário externo positivo

Por Portal NC

04/10/2022 às 10:15:21 - Atualizado há
Na segunda-feira, principal índice da bolsa de valores subiu 5,54%, a 116.134 pontos. Imagem do interior da B3, Bolsa de Valores de SP

Cris Faga/Estadão Conteúdo

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta terça-feira (4), ainda impulsionado pelas eleições brasileiras e com clima externo favorável no mercado financeiro.

Às 10h05, o índice subia 0,51%, a 116.729 pontos. Veja mais cotações.

Na segunda-feira, o Ibovespa subiu 5,54%, a 116.134 pontos, maior alta diária desde abril de 2020. Com o resultado de hoje, o índice acumulou alta de 10,79% no ano.

LEIA TAMBÉM

Dólar abre a semana em forte queda, abaixo de R$ 5,20, após o 1º turno das eleições

Como o dólar valorizado afeta a todos

O desempenho de Lula e Bolsonaro nas urnas: onde cresceram e onde perderam

O que está mexendo com os mercados?

Por aqui, os mercados ainda repercutem os resultados das eleições do primeiro turno. A apuração mais apertada do que as pesquisas apontavam na disputa presidencial e a composição das casas do Congresso, mais alinhadas à direita, foram vistos como positivos por agentes do mercado.

Nesta terça, as ações asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira, depois que o Reino Unido eliminou partes de um controverso plano de corte de impostos, o que melhorava o sentimento do mercado global.

Na véspera, a primeira-ministra britânica, Liz Truss, foi forçada a uma reviravolta depois de menos de um mês no poder, revertendo um corte na taxa mais alta de imposto de renda que havia ajudado a desencadear turbulência nos mercados financeiros e uma rebelião em seu partido.

O ministro das Finanças do Reino Unido, Kwasi Kwarteng, desistiu da medida 10 dias depois de anunciá-la. A iniciativa é parte de um pacote econômico mais amplo, que inclui suprimir o limite dos bônus dos executivos de bancos e a revisão dos aumentos previsto do imposto sobre as empresas e das contribuições para a Previdência Social.

Ao mesmo tempo, Truss e Kwarteng não descartaram cortar gastos públicos e os benefícios sociais, embora o Reino Unido enfrente uma grave crise de custo de vida, alimentada por uma inflação de 10% e que segue em alta.

O banco central da Austrália ajudou no sentimento de alívio nos mercados ao surpreender investidores com um aumento de 25 pontos base dos juros, abaixo do esperado, acrescentando que já haviam subido as taxas substancialmente.

"Congresso continuará liberal, reformista", diz Arthur Lira sobre nova composição da casa

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC