Economia

Banco Mundial estima que PIB da Ucrânia vai contrair 35% devido à guerra

Por Portal NC

04/10/2022 às 17:17:19 - Atualizado há
Para a reconstrução e recuperação econômica da Ucrânia serão necessários US$ 350 bilhões, o que é o equivalente a 1,5 vez o tamanho da economia ucraniana antes da guerra. Ucrânia avança na contraofensiva

A economia da Ucrânia vai cair 35% este ano em consequência da guerra, estimou nesta terça-feira (4) o Banco Mundial.

Há prejuízos de curto prazo e também de longo prazo, devido à "destruição da capacidade industrial, danos a terras agrícolas e a diminuição da mão de obra, já que mais de 14 milhões de pessoas foram deslocadas", disse o banco em comunicado.

Para a reconstrução e recuperação econômica da Ucrânia serão necessários US$ 350 bilhões, o que é o equivalente a 1,5 vez o tamanho da economia ucraniana antes da guerra.

Esse valor pode ser ainda mais alto de acordo com o desenrolar da guerra, segundo o banco afirmou em setembro.

Militar ucraniano desmonta blindado russo capturado perto da cidade de Izium, na Ucrânia

REUTERS/Vladyslav Musiienko

Outros países afetados

O efeito da guerra também será sentido nos países da Europa e Ásia Central. O Banco Mundial estima uma contração do PIB de cerca de 0,2% este ano para esse grupo.

O ano de 2023 não será melhor. O banco espera um crescimento de apenas 0,3% e "a atividade econômica continuará em queda".

"Os países mais afetados serão os que dependem moderada ou fortemente do gás importado, assim como os países muito conectados ao mercado energético europeu", afirma o Banco Mundial, que destaca que "estes países devem estar preparados para enfrentar restrições de (fornecimento de) gás".

"A soma de crises, a guerra na Ucrânia, a pandemia e o aumento dos preços dos alimentos e a energia, é uma triste mensagem para que os Estados se preparem para enfrentar choques massivos e inesperados", afirmou em nota Anna Bjerde, vice-presidente do Banco Mundial e para a Europa e Ásia Central.

Veja os vídeos mais assistidos do g1
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC