Economia

Ibovespa opera em alta, ainda repercutindo eleições e com cenário externo menos favorável a risco

Por Portal NC

05/10/2022 às 10:24:26 - Atualizado há
No dia anterior, o principal índice da bolsa de valores subiu 0,08%, a 116.230 pontos. Imagem do interior da B3, Bolsa de Valores de SP

Cris Faga/Estadão Conteúdo

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta quarta-feira (5), ainda repercutindo o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais e os próximos passos dos candidatos para vencer no segundo turno, em meio a um cenário externo menos favorável a risco.

Às 10h07, o Ibovespa subia 0,44%, a 116.743 pontos. Veja mais cotações.

No dia anterior, o índice subiu 0,08%, a 116.230 pontos. Com o resultado, o índice acumula alta 5,63% no mês e 10,88% no ano.

LEIA TAMBÉM

Dólar abre a semana em forte queda, abaixo de R$ 5,20, após o 1º turno das eleições

Como o dólar valorizado afeta a todos

O desempenho de Lula e Bolsonaro nas urnas: onde cresceram e onde perderam

O que está mexendo com os mercados?

No cenário local, investidores ainda repercutem o resultado das eleições de domingo. Com o desempenho melhor que o esperado de Jair Bolsonaro (PL), Lula pode ter de moderar seu discurso e buscar alianças mais ao centro.

Além disso, a composição do Congresso que trouxe um viés positivo. Mais da metade das 27 vagas no Senado serão ocupadas por candidatos bolsonaristas. Os mercados interpretaram esse resultado com sinal de que, se Lula chegar ao Planalto, enfrentará resistência no Legislativo caso queira fazer mudanças na política de gastos públicos.

Dados do IBGE mostram que a produção industrial brasileira caiu 0,6% na passagem de julho para agosto. Na comparação com agosto de 2021, houve crescimento de 2,8%. No ano, a indústria acumula queda de 1,3% e, em 12 meses, de 2,7%.

No cenário externo, os mercados temem uma recessão conforme os principais bancos centrais do mundo aumentam suas taxas de juros para controlar a inflação. Por outro lado, juros altos tornam o país atraente para investidores que buscam lucrar com empréstimos em moedas de países com juros baixos e aplicação desse dinheiro em praças mais rentáveis como o Brasil, cuja taxa Selic está em 13,75%.

"Congresso continuará liberal, reformista", diz Arthur Lira sobre nova composição da casa

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC