DHS começa a imunizar alunos contra o HPV

Meninas entre 9 e 15 anos e meninos entre 11 e 15 anos podem tomar as doses da vacina

Por Redação 21/09/2017 - 13:27 hs
Foto: Divulgação/DHS
O Departamento de Higiene e Saúde iniciou nesta segunda-feira (18) a vacinação contra os vírus HPV nas escolas públicas e privadas do município. O objetivo é intensificar a imunização através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, já que a maioria dos adolescentes não têm o hábito de frequentar os postos de saúde para se vacinar.

A vacina, disponibilizada desde 2014 para as meninas de 9 anos a 15 anos, foi estendida aos adolescentes do sexo masculino, de 11 anos a 15 anos. Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo de útero, vulva, vaginal e anal, lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. Na população masculina, a vacinação protege contra os cânceres de pênis, garganta e ânus.

Antes da campanha, foi entregue um termo de consentimento por meio do qual pais ou responsáveis tiveram a opção de concordar ou não com a vacinação. A apresentação da carteirinha de vacinação também foi solicitada.

Vale ressaltar que para todos os casos de vacinação, o serviço continua a ser oferecido na rotina das salas de vacinação de todas as 7 unidades de saúde, e podem ser realizadas de segunda à sexta das 7 às 17h.

Outro detalhe importante é que a vacina não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis e o uso do preservativo continua sendo a melhor forma de prevenção às demais doenças.