Campanha de multivacinação segue até dia 29

Em horário alternativo, todas as unidades de saúde continuarão abertas nesta quarta-feira, (27) das 17h às 20h

Por Redação 25/09/2017 - 12:00 hs

Em horário alternativo, todas as unidades de saúde continuarão abertas nesta quarta-feira, (27) das 17h às 20h. Ação visa receber maior número de crianças e jovens que estejam com caderneta desatualizada.

Para garantir que nenhuma criança até cinco anos de idade ou entre 9 e 15 anos fique de fora da campanha de multivacinação deste ano, o Departamento de Higiene e Saúde através do setor de Vigilância Epidemiológica estará com todas as unidades de saúde abertas nesta quarta-feira em toda a cidade.

Marcado para o último sábado (16), o “Dia D” de vacinação teve seus números prejudicados, pois a cidade estava ansiosa com a Festa do Peão de Boiadeiro, alcançando como resultado apenas 12 imunizações. Segundo algumas mães, até mesmo o medo de reações adversas como, por exemplo, uma simples febre, o que impediria que as crianças curtissem os últimos dias de festa, seria um dos motivos pela baixa procura.

O foco da campanha que será realizada até 29 de setembro, é de mobilizar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para atualizar o cartão de vacinação. Neste ano, a ação é voltada para crianças (menores de cinco anos e de nove anos) e adolescentes (entre 10 e 15 anos incompletos). Devem comparecer aos postos todas as crianças e adolescentes nessa faixa etária, para que seja possível identificar quais doses estão em atraso ou devem ter o esquema iniciado. Serão disponibilizadas vacinas do calendário da criança e do adolescente, como tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, HPV, entre outras.

Vale ressaltar que os postos abrirão normalmente a partir das 7h e os atendimentos especiais citados irão até às 20h somente na quarta-feira (27). A campanha segue até a próxima sexta-feira (29).