Outubro Rosa: Unidades de saúde estão atendendo até às 20 horas

Com horário estendido, USFs esperam atender ainda mais mulheres em campanha que luta contra o câncer de mama e útero

Por Redação 17/10/2017 - 14:27 hs

Durante toda esta semana, as unidades de saúde de Pompeia atendem em horário estendido, até às 20h. A proposta integra a programação especial da campanha “Outubro Rosa” que promove diversas atividades relacionadas à saúde da mulher. O objetivo é estimular a realização de exames preventivos, principalmente contra o câncer de mama e o de colo de útero.

Segundo Rogério Teixeira Barbosa “Pida”, superintendente do DHS, a atitude de estender o horário visa atender a todas as mulheres, pois muitas não conseguem receber o atendimento durante o horário comercial. “As sete unidades de saúde funcionarão em horário estendido, até às 20h, durante toda a semana, beneficiando assim as usuárias”, ressaltou ele.

Além de aumentar o horário de serviço, as unidades de saúde realizarão atividades como palestras em salas de espera, caminhadas e outras ações de conscientização que promovem o diagnóstico precoce do câncer, o que aumenta em até 95% as chances de eficácia do tratamento.

A campanha que tem como público alvo principal mulheres de 50 a 69 anos, dentre outras que possuam o histórico da doença na família, alerta para que todas as pompeianas aproveitem a oportunidade e recebam orientações sobre como fazer o autoexame da mama, além de realizarem outros exames como a coleta de preventivo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e o encaminhamento para a mamografia, reforçando os cuidados com a sua saúde.