Queda na doação de sangue afeta cirurgias na região de Marília

Unidade atende região composta por 62 cidades. Queda foi de 20% no mês de outubro e estoque está com falta de todos os tipos sanguíneos.

Por Redação 07/11/2017 - 13:28 hs
Foto: Tv Tem Marília
No Mês de outubro, o número de doações registrou uma queda de 20% em comparação com o mesmo período do ano passado, fazendo com que o baixo estoque de sangue no Hemocentro de Marília prejudique cirurgias em toda região.

De acordo com a assistente social Daiane Galatti, o hemocentro da cidade costuma receber diariamente cerca de 60 pessoas. Contudo, o movimento na unidade já chegou a menos de 30 pessoas em alguns dias, por conta dos feriados.
Todos os tipos sanguíneos estão com o estoque baixo. Para sangue do tipo AB, por exemplo, o estoque está zerado.

Do tipo A, só existem seis bolsas disponíveis. O Hemocentro atende uma demanda de 62 cidades na região, uma população estimada em mais de 250 mil habitantes.

Para quem quiser doar, o Hemocentro Regional de Marília fica localizado na Rua Lourival, 240, Fragata, Marília (SP). Mais informações pelo telefone: (14) 3402-1850.
 
Como doar
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde e descanso, ter entre 16 e 69 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos).

Além disso, o interessado deve pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado no dia da doação, apresentar documento oficial de identidade com foto, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, não estar utilizando medicamentos, não estar resfriado ou com gripe, não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses e não estar grávida ou amamentando.

Outras determinações médicas não permitem a doação como a doença de Chagas, Sífilis, Malária ou Aids.