Novembro Azul: DHS convida homens acima dos 40 para exames preventivos

Ação faz parte da campanha Novembro Azul voltada à prevenção do câncer de próstata

Por Redação 07/11/2017 - 13:36 hs

O Departamento de Higiene e Saúde deu início na última quarta-feira (1) a ação em prol da campanha mundial conhecida por “Novembro Azul”, iniciativa que promove o trabalho de prevenção de câncer de próstata e incentiva os cuidados com a saúde do homem. No Município, a ação será abordada através de atividades referentes a consultas, solicitações de exames, encaminhamentos e orientações.

Segundo o médico, Dr. André Benjamin Zambrana, o preconceito deve ser deixado de lado, pois a prevenção é mais importante e as chances de cura são de até 90%. “Aquele homem que está sentindo alguma dificuldade para urinar, dores na região, problemas de ereção ou na qualidade da vida sexual, devem procurar imediatamente uma Unidade de Saúde para que seja acompanhado uma vez que estes sintomas, mesmo sugestivos, podem ser um sinal da doença. Quanto antes iniciado o tratamento, melhor”, disse.

O atendimento oferecido pelas USFs da cidade acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Vale ressaltar que o câncer de próstata está na terceira posição dentre as causas de maior mortalidade entre os homens.