Economia

Financiamento para energia solar: o que é, quais as vantagens, o que avaliar?

Por Portal NC

07/10/2022 às 16:35:22 - Atualizado há
Respondemos a essas e outras perguntas aqui. Energia solar

Divulgação

Agora que você entendeu as vantagens de optar pela energia solar, sabe como escolher um bom fornecedor e tirou dúvidas sobre a lei 14.300, chegou a hora de pensar nas opções de financiamento do sistema. Quais alternativas o mercado oferece? As opções vão de bancos privados a instituições públicas para pessoas físicas e jurídicas.

Instalar o sistema fotovoltaico em sua propriedade é um investimento com retorno de médio prazo, de quatro a seis anos. E a economia na conta de luz, utilizando os mesmos painéis fotovoltaicos, poderá durar cerca de 25 anos.

Para fazer um breve resumo dos benefícios de aplicar a energia solar, lembramos:

Casas

- Economia - ao economizar na conta de luz, você pode investir o valor poupado no bem-estar da família, na educação dos filhos e num bom plano de saúde;

- Valorização do imóvel - uma pesquisa realizada pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia (EUA), mostra que imóveis com instalação de um sistema de energia solar têm uma valorização de 3% a 6%.

Empresas

- Controle do orçamento – a empresa poderá investir no monitoramento de áreas internas e externas sem aumentar consideravelmente a conta de luz;

- Reinvestimento - a economia proporcionada contribui para o investimento em outras áreas da empresa;

- Ao optar pelo gerador de energia solar off grid, seu negócio pode contar com sistemas de segurança e algumas automatizações em locais sem acesso à rede elétrica da distribuidora.

Reunimos outras dicas que serão úteis para você:

O que é o financiamento para energia solar?

Trata-se de uma linha de crédito específica para adquirir tecnologias, sejam softwares e equipamentos, que se beneficiem da energia solar.

Como funciona esse financiamento?

Vai depender da instituição pública ou privada que você escolher para financiar. Muitas oferecem carência, juros mais baixos e tantas outras vantagens que precisam ser avaliadas com cuidado e de forma que caibam no seu bolso.

O que devo avaliar antes de escolher uma linha de financiamento?

- Modelo de parcelamento - será total ou parcial?;

- Carência - importante entender se existe carência para que você possa juntar o valor das primeiras parcelas;

- Juros - cada banco tem sua taxa e é preciso fazer as contas para entender a melhor opção;

- Prazo de pagamento – é um dos pontos mais importantes ao optar por uma linha de financiamento. Esteja atento aos prazos e parcelamentos que mais se adequam à sua necessidade;

Garantia de cumprimento – em algumas instituições existe a opção de oferecer o próprio sistema como caução em caso de inadimplência, tudo dependerá do fornecedor escolhido.

Sou pessoa física, o que preciso fazer para fechar um financiamento?

O processo é similar ao financiamento de imóvel, começando por uma pesquisa e listando as opções de bancos e instituições. Em seguida, avalie qual atende melhor a sua necessidade. Feita a escolha, entre em contato com a instituição desejada, envie seus dados e aguarde a avaliação feita pelo Serasa e SPC.

Pessoa jurídica tem mais facilidade para financiar?

Geralmente as empresas contam com mais facilidades e oportunidades para realizar um financiamento. Além de o prazo de pagamento ser maior, o retorno do investimento costuma ser mais rápido.

Consigo simular o uso de energia solar?

Com certeza! Se você ainda tem dúvidas de quanto consegue economizar com a instalação de um sistema fotovoltaico, a gente dá uma ajudinha. Acesse o simulador da Intelbras e calcule.

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC