Novembro Azul: Saúde realiza trabalho de conscientização com servidores municipais

Objetivo é reduzir os números de mortes por causa da doença, considerada silenciosa

Por Redação 09/11/2017 - 15:41 hs

Com a chegada do “Novembro Azul”, o Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia passou a investir em estratégias para incentivar os homens a procurarem mais as unidades de saúde para prevenirem o câncer de próstata e impedir que enfermidades comprometam sua qualidade de vida.

A campanha mundial visa conscientizar os homens sobre a importância da realização de exames regulares e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Em Pompeia, o trabalho vem sendo realizado pelo DHS desde o início do mês. Na manhã desta quarta-feira, dia 8, profissionais da USF “Luiz Padilha de Oliveira” realizaram uma orientação, abordando desde o câncer, seus mitos e preconceitos, até infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão e diabetes.

Segundo e enfermeira Gislaine Souza, haverá durante todo o mês esta intensificação com relação à saúde do homem e ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Nosso objetivo é fazer com que os homens se aproximem mais das unidades, realizem o cuidado preventivo de sua saúde, uma vez que procuram o serviço somente quando são acometidos por alguma doença que já pode estar em estado avançado. Nós também faremos nos dias 16 e 23 de novembro, atendimento em todas as unidades de saúde com seus horários estendidos até as 21 horas”, disse.

Pesquisas do Ministério da Saúde mostram que, do total de pessoas entre 20 e 59 anos que morrem no país, 68% são do sexo masculino. Já de acordo com o IBGE, os homens vivem em média sete anos menos do que as mulheres.

É importante lembrar que o público alvo da campanha são os homens acima dos 40 anos de idade. Como procedimento, as unidades de saúde disponibilizam gratuitamente o PSA, exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico precoce da presença do câncer de próstata. Se for notada qualquer alteração, o paciente então é encaminhado ao especialista de urologia.