Alunos do SIM recebem alerta sobre uso de fones de ouvido

Atividade teve o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde, voz e audição

Por Mauricio Eirós 09/03/2018 - 13:37 hs

A fonoaudióloga Fernanda Ferreira Lima, do Departamento de Higiene de Saúde (DHS) de Pompeia, realizou esta semana uma palestra para alunos do Serviço de Integração de Menores (SIM), onde abordou temas do cotidiano dos jovens, como uso de fones de ouvido e cuidados com a voz.

O encontro aconteceu em sala de aula, na própria instituição, onde a fonoaudióloga destacou cuidados importantes. “Nós discutimos a saúde e de como o uso de drogas e bebidas influenciam na voz, além de orientações sobre o câncer de laringe e de prega vocal, “piercing” de língua e como ele atrapalha a articulação e mastigação, aliado as consequências de colocá-lo em uma musculatura que não é própria para isso”, disse Fernanda.

Ela também falou sobre os riscos da perda de audição relacionada ao uso de fones de ouvido. “Os adolescentes usam este tipo de equipamento com o volume muito alto. Isso acarretará na perda progressiva de audição. Caso continuem com o hábito de ouvir em altura elevada, a perda pode ser irreversível”, alertou Fernanda.