Economia

Entenda o que são o 'Dólar Catar' e o 'Dólar Coldplay', novos tipos de câmbio da Argentina

Por Portal NC

13/10/2022 às 11:17:27 - Atualizado há
Novas moedas passaram a valer ontem, com o objetivo de manter as reservas internacionais do banco central do país Argentinos recorrem ao dólar em meio a crise econômica que o país enfrenta

REUTERS/Lee Jae-Won

Com a forte crise econômica que atinge a Argentina, o Ministério da Economia do país criou dois novos tipos de câmbio: o "Dólar Catar" e o "Dólar Coldplay". A intenção do governo com tal medida é manter as suas reservas internacionais da moeda americana, tentando evitar a saída do dólar e aumentar a entrada.

A primeira das novas variantes do dólar, que leva o nome do país sede da Copa do Mundo 2022, é uma cotação que será aplicada para turistas.

Com a medida, os viajantes argentinos que gastarem mais de US$ 300 em solo internacional em cartão de débito ou crédito no período de um mês terão de pagar uma taxa de 45% sobre o valor das compras - o que equivale a uma cotação de 314 pesos por dólar.

Dessa forma, o governo visa desestimular a saída de dólares do país com as viagens internacionais. No entanto, a medida pode levar a um crescimento no número de argentinos que viaja com o dinheiro físico, evitando a utilização de cartões fora do país.

Com a maior inflação dos últimos 30 anos, argentinos dependem cada vez mais do dólar

Queda do peso leva massa de turistas brasileiros para a Argentina; veja dicas para aproveitar

Na manhã desta quinta-feira (13), a cotação oficial da moeda americana na Argentina ultrapassava os 150 pesos. O dólar paralelo, popularmente como dólar blue (ou dólar azul, na tradução), fechou cotado a 280 pesos na véspera. O "Dólar Catar", mais caro que as duas principais moedas argentinas, entrou em vigor ontem (12), mas não tem prazo para ser encerrado, o que deve impactar as férias de verão.

Já o "Dólar Coldplay" é a variante da moeda americana que passará a ser aplicada para a contratação de atrações internacionais para shows dentro do país. Este é um dólar mais barato, que custa a cotação oficial da moeda, mais uma cobrança de 30% de impostos.

Assim, o governo argentino busca atrair mais shows para o país, tornando o processo de contratação menos custoso para empresários do setor de entretenimento.

Essas novas modalidades da moeda americana na Argentina se unem aos diversos tipos de dólar presentes no país. Recentemente, o governo anunciou, também, um dólar específico para a negociação de ações em bolsa de valores e outro para a exportação de soja.

Argentina adota dólar "Catar" e "Coldplay"
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC