Economia

Recife tem pessoas dormindo em fila na Central do CadÚnico, mesmo com prorrogação de prazo para atualização

Por Portal NC

14/10/2022 às 07:22:29 - Atualizado há
Governo federal deu até 14 de novembro para população revisar dados. Ainda assim, por volta das 4h, local já contava com público em busca de atendimento. Pessoas dormem na fila em busca de atendimento no CadÚnico, no Recife

A Central do Cadastro Único (CadÚnico) localizada na área central do Recife registrou fila desde a madrugada desta sexta-feira (14). Mesmo com o anúncio do governo federal de que o prazo para atualização do cadastro foi prorrogado, muitas pessoas foram ao local em busca de atendimento e dormiram na calçada para garantir o lugar (veja vídeo acima).

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Antes das 4h, era possível ver um grande número de pessoas deitadas e cobertas, aguardando para serem atendidas na central, que fica na esquina da Avenida Cruz Cabugá. A fila dava a volta na esquina do local e seguia por outra rua.

Pessoas dormem em fila para tentar serem atendidas na Central do CadÚnico, no Recife, nesta sexta-feira (14)

Everaldo Silva/TV Globo

O CadÚnico da Avenida Cruz Cabugá tem capacidade diária de atender 600 pessoas. Os portões foram abertos às 5h27 e as pessoas começaram a ser acomodadas em cadeiras na área interna, após receberem as fichas de atendimento. Uma hora depois, a informação no local é de que não havia mais fichas.

Entre os que conseguiram uma ficha, o relato era de ter chegado à Central do CadÚnico ainda na madrugada. Muitos afirmaram desconhecer a prorrogação do prazo e estavam preocupados em ter o Auxílio Brasil cancelado.

População aguarda atendimento na Central do CadÚnico, na área central do Recife, às 6h40 desta sexta-feira (14)

Giuliano Roque/TV Globo

A revisão dos dados do CadÚnico é necessária para evitar suspensão ou cancelamento de benefícios como o Auxílio Brasil. A data limite para atualização dos cadastros sem alterações há mais de dois anos era esta sexta-feira (14), mas foi para o dia 14 de novembro.

Antes do anúncio de prorrogação, a proximidade do fim do prazo havia causado filas e confusões pelo país na quinta-feira (13).

O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.

Às 6h50, população tenta atendimento no CadÚnico do Recife mesmo diante da informação de que as fichas teriam acabado

Giuliano Roque/TV Globo

E se não atualizar?

A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão de benefícios e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023. As informações são utilizadas ainda pelos estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas.

Estar no Cadastro Único, porém, não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas. Mas é pré-requisito para que a inscrição seja avaliada.

Veja os prazos

Famílias com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017

Para evitar o bloqueio do Auxílio Brasil:

Prazo: prorrogado por mais 30 dias, a contar de 14 de outubro de 2022

Para evitar o cancelamento do Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica:

Prazo: dezembro/2022

Como conferir a situação do cadastro

Como ver sua situação no CadÚnico e evitar suspensão de auxílios

Em março, foi criado o aplicativo do Cadastro Único. Pelo canal, além do site na internet, é possível saber se os cadastrados estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, e o que devem fazer para regularizar seus registros.

Além disso, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil recebem mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo. Já os beneficiários da TSEE podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica.

Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo. Porém, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral.

É possível verificar os endereços do Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de cada município também pela internet.

Atualização dos dados

Quando a família se inscreve no Cadastro Único, ela se compromete a atualizar os dados sempre que há uma mudança nas características da família (morte de alguém, nascimento, separação ou casamento) ou mudança de domicílio ou, no máximo, a cada dois anos.

Veja, abaixo, a documentação necessária:

Para o Responsável Familiar (RF): o CPF, de preferência, ou Título de Eleitor. Somente as famílias indígenas e quilombolas são dispensadas dessa obrigatoriedade e podem apresentar qualquer outro documento.

Para as demais pessoas da família: o RF deve apresentar pelo menos um dos documentos abaixo para cada componente familiar:

CPF, de preferência; ou

Certidão de Nascimento; ou

Certidão de Casamento; ou

Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou

Carteira de Identidade – Registro Geral de Identificação (RG);

Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou

Título de Eleitor.

Comprovante de inscrição

Emitir o documento que comprova a sua inscrição no Cadastro Único é possível de três maneiras:

Pela internet através do endereço https://cadunico.cidadania.gov.br;

Pelo aplicativo, disponível para download para Android e iOS;

De forma presencial, nos postos de atendimento do Cadastro Único no município.

As informações que estão no comprovante são: código familiar; datas de cadastramento, da última atualização cadastral e data limite para atualizar novamente; faixa de renda familiar; nome completo; data de nascimento e NIS de cada um dos integrantes da família e do Responsável Familiar (RF); e relação de parentesco entre os integrantes da família com o RF.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC