Economia

De onde vem o que eu como: 40 ovos por dia, 'banho' de açaí, famoso por cajueiro; saiba o que já rolou no podcast

Por Portal NC

15/10/2022 às 11:30:24 - Atualizado há
Dez primeiros episódios trouxeram curiosidades sobre ovos, frutas, grãos e bebidas que fazem parte da rotina dos brasileiros. Famosos deram dicas e contaram histórias sobre a relação com os alimentos. Dez episódios depois da estreia, o podcast "De onde vem o que eu como" explicou o caminho dos alimentos desde a produção até a mesa do brasileiro, com curiosidades sobre comidas e bebidas que estão no nosso dia a dia.

Gracyanne Barbosa, Sepultura, Zelito Viana e a cantora Joelma contaram histórias sobre a relação com os alimentos. De 'banho' de açaí ao consumo de 40 ovos por dia, confira o que já rolou no podcast:

#1: Ovo

A estreia teve a participação da musa fitness Gracyanne Barbosa. Ela contou como consegue comer 40 ovos por dia e ainda passou uma receita de pudim de clara de ovo.

O episódio ainda trouxe mitos e verdades sobre este alimento. Será que ovo pode ser consumido por animais de estimação? Precisa lavar o ovo antes de guardar? Lugar de ovo é na porta da geladeira?

E ainda teve explicação sobre a origem do ovo azul. Algum palpite?

Gracyanne Barbosa participou do episódio de estreia do podcast 'De onde vem o que eu como'.

RT Fotografia

#2: Caipirinha

Caipirinha é um drink nacional que tem história. O episódio contou que a bebida surgiu como remédio (o que não deu certo), mas acabou caindo no gosto dos brasileiros.

O baixista do Sepultura, Paulo Jr, contou por que a banda decidiu investir em uma marca de bebida.

E ainda teve dica de como deixar a bebida ainda mais saborosa.

Banda Sepultura investe em uma marca de cachaça.

Marcos Hermes

#3: Caju

O episódio relembrou a história do menino Tom do Cajueiro, que ficou famoso depois de participar do programa Brasil Legal, da Regina Casé, nos anos 90. Hoje adulto, Tom contou ao podcast como foi a experiência, e disse que até hoje mantém contato com a atriz.

Também teve degustação de cajuína e curiosidades sobre a produção de caju no Ceará, maior produtor do país.

Regina Casé e Tom do Cajueiro: sinceridade rendeu fama e ajudou o menino a sustentar a família.

Arquivo / Rede Globo

#4: Pancs

Você já deve ter visto uma PANC por aí - elas estão no quintal, na calçada, e também nas matas nativas.

PANC é a sigla de Planta Alimentícia Não Convencional, como é o caso do ora-pró-nobis, da taioba e da beldroega.

O episódio contou a história da agricultura Rita Ferreira, de Piaçabuçu, Alagoas, que consegue uma renda extra com a produção de doces de PANC's.

Só por curiosidade: quantos pontos você faria na checklist de PANC's? Confira no episódio!

#5: Chocolate

Um fungo quase destruiu as lavouras de cacau da Bahia. O episódio contou essa história e também ouviu o cineasta Zelito Viana, pai do ator Marcos Palmeira, sobre cacau biodinâmico. A família toda tem relação com a produção da fruta.

O podcast ainda traz curiosidades sobre os sistemas de produção do cacau. Tem bulk na cabruca?

Marcos Palmeira e o pai, Zelito Viana, na entrega do troféu Eduardo Abelin em 2015.

Edison Vara/Agência PressPhoto

#6: Feijão

Não se iluda: feijão carioca não veio do Rio de Janeiro. Os cariocas preferem feijão preto, inclusive.

O podcast explicou a origem da variedade mais consumida do país, e também contou histórias de pessoas que recorrem ao grão para combater a fome.

Você sabe qual variedade de feijão é mais comum em cada região? Teste seus conhecimentos no episódio!

#7: Arroz

Parceiro do feijão, o arroz ganhou variedades e cores que muita gente não conhecia - até ouvir o episódio.

O podcast ainda explicou qual a diferença entre arroz branco, integral e parboilizado, e também qual deles é o mais nutritivo.

De onde veio o arroz, hein?

#8: Açaí

Açaí é alimento que não pode faltar nas refeições dos paraenses. Detalhe que, no maior estado produtor da fruta, o consumo é feito com farinha e peixe. Nada de sobremesa incrementada, como nas outras regiões do país.

A cantora Joelma deu detalhes, no podcast, sobre um "banho" de açaí na infância. E ainda relembrou como foi ganhar a fruta de presente dos fãs em um momento delicado da pandemia.

Para a cantora Joelma, açaí traz lembranças da infância e da relação com os fãs.

Divulgação

#9: Azeite

Azeite é o suco da azeitona. E como um bom suco, não pode demorar demais para ser consumido. O episódio traz dicas de como escolher e armazenar o produto.

A agricultora Rosana Chiavassa explicou por que coloca música clássica no olival. E o produtor de azeite Luiz Eduardo Batalha revelou um segredo de milhões sobre azeitonas verdes e pretas!

#10: Pão

Um acaso pré-histórico criou o pão, um dos alimentos mais consumidos do mundo. O episódio ouviu o melhor padeiro do mundo, Rogério Shimura, e tratou de saber dicas de como recuperar um pão murcho.

Pão é um alimentos cheio de histórias. Das pirâmides do Egito ao pãozinho da padaria, o podcast traz curiosidades e ainda conta que o pão francês, na verdade, "nasceu" em outro lugar.

O podcast '"De onde vem o que eu como" é publicado toda segunda-feira e apresentado por Luciana de Oliveira e Carol Lorencetti.

Você pode ouvir o "De onde vem o que eu como" no Globoplay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga o “De onde vem” para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Podcast semanal "De onde vem o que eu como" completou 10 episódios.

Foto: Comunicação/Globo
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC