Economia

Queijo Canastra ganha prestígio internacional e laticínio é até usado em aulas em cidade mineira

Por Portal NC

16/10/2022 às 09:38:24 - Atualizado há
Em São Roque de Minas, crianças aprendem mais sobre os sentidos, como olfato e paladar, com o queijo desde a educação infantil até o ensino médio. Queijo Canastra ganha prestígio internacional e laticínio é até usado em aulas em cidade mineira

O queijo Canastra vem ganhando status internacional, competindo com queijos como Roquefort e Brie da França, Gorgonzola, Grana e Padano da Itália e Emmental e Gruyère da Suíça.

Família de queijeiros da Serra da Canastra moderniza produção com apoio das filhas

DE ONDE VEM: queijo nasceu em estômago de animais e hoje tem concurso mundial, g1 mostra

Búfala, cabra e vaca: veja diferenças entre os queijos e qual é o melhor para evitar dor de barriga

O queijo Canastra é feito a partir do leite cru. Para os produtores, o dilema é: "não dá para fazer queijo bom a partir de um leite ruim". Por isso desde a captação eles têm que seguir à risca a regra número um dos laticínios: higiene.

O queijo de leite cru é um produto vivo, que sofre mudanças, mas não estraga com o tempo. Uma dessas mudanças é o sabor, que é alterado conforme o período de maturação.

Os produtos que possuem o Selo Arte podem ser comercializados em todo o país, seja vendido diretamente para o consumidor ou para mercados, empórios e restaurantes.

O queijo se tornou tão importante para a economia da região da Canastra, que mudou o cenário de falta de emprego. Antes, os jovens de São Roque de Minas tinham que mudar de cidade para conseguir trabalhar.

O laticínio também é importante na escola, as crianças têm aulas com queijos desde a educação infantil até o ensino médio, como uma forma de explorar os sentidos, como olfato e paladar.

Saiba mais na reportagem completa nos dois vídeos acima.

De onde vem o que eu como: queijo

Vídeos mais assistidos do Globo Rural
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC