DHS realiza Campanha dos 3 bichos entre estudantes

Ação ocorrerá na própria escola, e tem como público-alvo alunos de 5 a 14 anos de idade

Por Redação 12/04/2018 - 11:59 hs
Foto: Divulgação/DHS

A partir de segunda-feira, dia 16, o setor de epidemiologia do Departamento de Higiene e Saúde (DHS) de Pompeia realizará uma campanha de diagnóstico e prevenção de doenças, dentre estas, a Hanseníase, o Tracoma, a Verminose e a Esquistossomose. A ação é chamada de “Campanha dos 3 Bichos” e envolverá alunos das escolas municipais e estaduais.

O público alvo são crianças entre 5 e 14 anos. Os pais receberão fichas em que preencherão informações sobre a saúde de seus filhos e autorizarão sua participação.

A ação abrange três doenças: geohelmintíase (bicho da barriga), tracoma (bicho do olho) e hanseníase (bicho da pele). No tracoma, as crianças serão examinadas individualmente por uma enfermeira. No caso da hanseníase, depois de examinadas as fichas preenchidas pelos pais, após uma avaliação a olho nu, a equipe encaminhará os casos suspeitos para atendimento médico. Já no caso da geohelmintíase, as crianças serão direcionadas para tratamento.

Segundo Adriana Fernandes, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, serão acolhidos para atendimento somente os alunos que tiverem a autorização assinada pelos pais.

“Nosso objetivo é esclarecer sobre a cura, ensinar como se proteger dessas doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, falar das formas de prevenção e sobre o tratamento dessas doenças. No início dos nossos trabalhos na rede de ensino, os pais serão convidados a autorizar seus filhos a tomarem medicamentos para combatê-las, por isso a importância desta busca ativa aliada ao diagnóstico precoce e tratamento imediato”, disse.

Materiais informativos serão distribuídos como apoio para as palestras ministradas aos estudantes.