Economia

Pandemia e corrupção seguem como pontos fracos de Bolsonaro e Lula, respectivamente

Por Portal NC

16/10/2022 às 23:41:23 - Atualizado há
Lula e Bolsonaro em debate no dia 16 de outubro

Suamy Beydoun/Estadão Conteúdo

O primeiro debate do segundo turno entre candidatos à Presidência deixou claros os temas mais delicados para os candidatos: a pandemia, para Jair Bolsonaro, e a corrupção para Lula.

Os assuntos dominaram, respectivamente, o primeiro e terceiro blocos – e foram determinantes para o desempenho dos dois candidatos.

No primeiro bloco, Lula conseguiu conduzir seu oponente falar a longos minutos sobre a pandemia, incluindo os impasses envolvendo a compra das vacinas e a proporção maior de vítimas fatais no Brasil, na comparação com o restante do mundo.

Já no último bloco, Bolsonaro conseguiu conduzir o tema do confronto direto para a corrupção – onde aparenta estar no domínio da situação.

Lula gastou tanto tempo se defendendo que deixou de administrar bem seu tempo. Cada candidato tinha 15 minutos para falar, e o candidato do PT esgotou seu "banco" deixando Bolsonaro com cinco minutos para falar sem interrupções.

O pior momento para Bolsonaro foi provocado por ele mesmo ao falar do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, quando o candidato à reeleição chamou de bandidos os moradores da área. A repercussão foi tão ruim que Bolsonaro voltou mais tarde ao assunto para tentar consertar a declaração.

Ao fim, Lula não foi tão bem quanto os apoiadores e a campanha desejavam. Já Bolsonaro se mostrou mais desenvolto do que os adversários esperavam, até em temas com Auxílio Brasil e ajuda aos mais pobres – mas talvez, não o suficiente para virar um jogo em que saiu perdendo no último dia 2.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC