Economia

Vale produz 89,7 milhões de toneladas de minério de ferro no 3º tri, alta de 1,1%

Por Portal NC

18/10/2022 às 08:53:25 - Atualizado há
Em relação ao trimestre imediatamente anterior, a produção da mineradora subiu 21% Especialista analisa desempenho da Vale, que se aproximou da meta prevista para 2022

A mineradora Vale produziu 89,7 milhões de toneladas de minério de ferro no terceiro trimestre deste ano, alta de 1,1% ante igual período de 2021, informou a mineradora em relatório de produção e vendas nesta segunda-feira.

Em relação ao trimestre anterior, houve alta de 21%, refletindo o período seco no Sistema Norte e maiores compras de minério de terceiros e produção no Sistema Sul, mostraram os dados.

As vendas de minério de ferro da Vale, por sua vez, cresceram entre julho e setembro 3,5% ante o mesmo período do ano passado e avançaram 7,4% na comparação com o período entre abril e junho, para 69,05 milhões de toneladas.

Lucro das empresas com ações na bolsa caiu 22,3% no 2º trimestre

Vale registra lucro de R$ 30 bilhões no segundo trimestre, queda de 25%

As vendas de finos e pelotas de minério de ferro aumentaram 6% na comparação trimestral, para 77,6 milhões de toneladas, destacou a companhia.

"A diferença usual entre produção e vendas no terceiro trimestre foi resultado dos estoques em trânsito ao longo da cadeia, que a Vale espera reverter no próximo trimestre, a depender das condições de mercado", afirmou a companhia.

A produção do Sistema Norte aumentou 27,1% no terceiro trimestre ante o segundo, beneficiando-se do clima seco no período. Já o desempenho anual apontou uma queda de 6,4%, devido a menor disponibilidade de produto em Serra Norte, diante de processos de licenciamento mais lentos.

"No S11D, a movimentação da mina foi estável na comparação ano contra ano, mas a necessidade de processar mais estéril resultou em uma pior relação estéril/minério e menor produção de minério de ferro", disse a empresa.

O prêmio com a venda de minério de ferro e pelotas totalizou 6,6 dólares por tonelada, versus 7,3 dólares por tonelada no segundo trimestre, devido aos menores prêmios de mercado para produtos com baixo teor de alumina e à ausência de dividendos sazonais das joint ventures.

"O efeito negativo foi parcialmente compensado por prêmios de pelotas contratuais recorde e maior qualidade do mix do portfólio de produtos com uma maior participação de produtos blendados", disse a empresa.

Metais básicos

A produção e a venda de metais básicos também aumentaram no terceiro trimestre, em momento em que a companhia estaria estudando alternativas para destravar valor no longo prazo.

A produção de níquel da Vale avançou 71,5% no terceiro trimestre na comparação com igual período de 2021, com 51,8 mil toneladas. Na comparação com o trimestre anterior, houve um aumento de 51,5%, principalmente devido à retomada de refinarias após período de manutenção no segundo trimestre e à conclusão da reforma do forno 4 na Vale Indonésia.

Já a produção de cobre avançou a um ritmo inferior, de 7,4% ante o terceiro trimestre de 2021, com 74,3 mil toneladas produzidas. Na comparação com o segundo trimestre houve alta de 33%, após manutenção prolongada no moinho de Sossego no primeiro semestre do ano, melhor desempenho da planta de Salobo no trimestre e recuperação de cobre de estruturas que contêm precipitados de cobre nas operações do Atlântico Norte.

As vendas do níquel e do cobre subiram 6% e 7,8% no terceiro trimestre na comparação anual, respectivamente. Os dois minérios são considerados estratégicos pelas mineradoras de todo o mundo, diante do aumento da necessidade de seu uso na produção de equipamentos voltados a plantas de geração de energia de fontes renováveis.

Notícia recente no Financial Times apontou que a Vale estaria em negociações para vender uma participação em seus negócios de metais básicos.

Em seguida, sem mencionar explicitamente o assunto, a companhia informou ao mercado que contratou assessores para avaliar alternativas para destravar valor no longo prazo para seus acionistas, mas sem dar detalhes.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC