Economia

Monitor do PIB aponta retração de 0,8% em agosto, diz FGV

Por Portal NC

19/10/2022 às 12:01:22 - Atualizado há
Na comparação anual, a economia do país apontou avanço de 3,7% naquele mês. Monitor do PIB-FGV aponta desaceleração em agosto

katemangostar/Freepik

O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) da Fundação Getulio Vargas (FGV) apontou uma retração de 0,8% na economia brasileira em agosto frente a julho, de acordo com informações divulgadas pela instituição na manhã desta quarta-feira (19).

Em julho, o levantamento do Monitor revelou um crescimento de 0,6% na atividade econômica mensal, abaixo das projeções do Banco Central de crescimento de 1,17%.

Apesar da queda mensal, em relação ao mesmo mês do ano passado, a atividade econômica registrou crescimento de 3,7%. Na comparação trimestral, levando em conta o trimestre móvel encerrado em agosto, a alta foi menos expressiva, de 3,3%.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Juliana Trece, a retração observada pelo Monitor do PIB-FGV está associada, sobretudo, a queda nos setores de serviços e indústria.

A especialista destaca que a maior parte das atividades de indústria e serviços registraram baixa no período da pesquisa. No entanto, o principal ponto de atenção é a retração no consumo das famílias.

"Dada a importância que o consumo tem apresentado em 2022, sendo considerado o principal responsável pelo bom desempenho da economia no primeiro semestre, sua retração em agosto sinaliza provável dificuldade de manutenção do crescimento na economia na segunda metade do ano", comenta Juliana.

Juros altos X Consumo das famílias

Juliana pontua que a expectativa de que a economia brasileira passe por um período de desaceleração não é novidade. A especialista explica que os juros altos no País afetam o consumo das famílias, já que fica mais caro financiar e parcelar compras. A Selic, taxa básica de juros, está em 13,75% ao ano atualmente.

"A retração registrada na atividade econômica em agosto pode ser uma sinalização que a esperada desaceleração da economia chegou", afirma a pesquisadora.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC