Economia

Ibovespa opera em queda nesta sexta-feira, com piora nos mercados externos

Por Portal NC

21/10/2022 às 10:18:27 - Atualizado há
Na quinta-feira, o principal índice da bolsa de valores subiu 0,77%, a 117.171 pontos. Ibovespa opera em alta nesta terça-feira, 18

Pexels

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em queda nesta sexta-feira (21).

O Ibovespa caía 0,13%, a 117.023 pontos. Veja mais cotações.

No dia anterior, o Ibovespa subiu 0,77%, a 117.171 pontos. Com o resultado, o índice acumula alta de 6,48% no mês e de 11,78% no ano.

LEIA TAMBÉM

Como o dólar valorizado afeta a todos

O que está mexendo com os mercados?

Um dia depois de registrar queda firme, o dólar volta a subir com a aversão ao risco tomando conta do exterior.

"Após um início de semana positivo com resultados corporativos, o mercado passou a focar mais na perspectiva de alta de juros, especialmente após diversas declarações de membros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que indicaram que os aumentos continuarão até que a inflação seja controlada", afirma a equipe de análise do BTG Pactual.

Os títulos públicos americanos, as Treasuries, são considerados os ativos mais seguros do mundo e sua rentabilidade está atrelada às taxas de juros nos EUA.

Dessa forma, com perspectivas de juros mais altos no país, os investidores migram de outros ativos para as Treasuries, o que favorece o dólar em relação a outras moedas, principalmente em momentos de grandes incertezas políticas e econômicas.

No Brasil, o foco permanece com o cenário político, a oito dias do segundo turno das eleições para Presidência da República e para alguns governos estaduais.

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC