Economia

Entenda por que tomate é considerado fruta

Por Portal NC

22/10/2022 às 11:27:28 - Atualizado há
Originário do tomateiro, planta que gera flores amareladas, alimento é um ovário desenvolvido que produz sementes. O surgimento do fruto ocorre após a polinização, que pode ser feita por insetos e até pelo vento. Colheita de tomate sweet grape em estufa

Luiz Franco/g1

Embora não pareça, o tomate que você consome na salada é uma fruta. E mais fruta do que o morango, a banana, o caju e o abacaxi. A confusão com a espécie é normal: no supermercado, geralmente ele é encontrado na seção de legume e as características do alimento também reforçam essa ideia.

Especialistas explicam que o tomate, na verdade, é fruto (termo botânico) e fruta é um nome comercial, aplicado aos alimentos com teor de açúcar elevado.

O fruto é um ovário desenvolvido que produz sementes, explica Romulo Kobori, cientista e diretor de pesquisa da Sakata ao g1. Ele nasce após a polinização, feita por insetos, vento ou manualmente. Entenda a jornada dele na arte abaixo.

Processo de desenvolvimento do fruto

Arte/ Luisa Blanco

Outros alimentos que são considerados frutos

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), além do tomate, a berinjela, o pepino, o pimentão e a abobrinha são considerados frutos. Todos eles produzem sementes.

"No caso da berinjela, do pepino e da abobrinha, os três são consumidos ainda imaturos. Quando maduros, há as sementes todas bem formadas", diz Sergio Mitsuo Ishicava, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Morango, banana e abacaxi são pseudofrutos

"Pseudofruto (ou falso fruto) não é a parte do desenvolvimento dos ovários e sim outras 'áreas' da flor. É caso do morango", explica Ishicava.

Na série "De onde vem o que eu como", o g1 mostra que o morango vem do receptáculo floral, ou seja, ele é o miolo da flor. Os frutos dele são aqueles pontinhos pretos, popularmente chamados de sementes.

Mas não é só ele. A banana, o abacaxi e o caju também são pseudofrutos e não nascem do ovário de suas respectivas plantas.

Mais da série 'De onde vem'

???? Tomate: alimento é fruta e não veio da Itália

???? Laranja: saiba a jornada da fruta para chegar à mesa

???? Rosa: confira de onde vem a rosa do Roberto Carlos

De onde vem o tomate

De Onde Vem o tomate

Como identificar verduras e frutas estragadas

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC