Economia

'Da roça para a quebrada': projeto leva plantios de quilombos do Vale do Ribeira à periferia paulista

Por Portal NC

23/10/2022 às 09:33:29 - Atualizado há
Feira proporciona comida orgânica com preço mais barato para quem não tem dinheiro para comprar o alimento. Projeto leva plantios de quilombos do Vale do Ribeira à periferia paulista

Um projeto está unindo quilombolas do Vale do Ribeira (SP) e a periferia da capital, gerando renda e acesso à comida de qualidade. A produção de alimentos orgânicos das comunidades chega fresquinha e barata para quem não consegue comprar este tipo de produto.

As comunidades realizam a feira Quilombo Quebrada mensalmente em áreas periféricas. A Fundação Tide Setúbal e o Instituto Socioambiental dão apoio financeiro. Os grupos Mulheres de Ori e Kitanda das Minas cuidam da organização e venda dos produtos.

Assista a todos os vídeos do Globo Rural

Os quilombos possuem um sistema agrícola reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro, a roça de coivara, para preparo da terra. Nessa técnica, eles desmatam uma pequena área, queimam e aproveitam as cinzas das árvores como adubo para plantio. Depois de 5 anos de lavoura, deixam a terra descansar para que a vegetação se refaça e ajude o solo a ficar fértil de novo.

Os lavradores quilombolas têm o apoio técnico do Instituto Socioambiental. Na roça, eles obedecem a lei estadual da Mata Atlântica sobre corte e queima controlada de vegetação. E respeitam também os conhecimentos tradicionais.

Os quilombos do Vale do Ribeira começam a surgir no século 17, apesar de serem comunidades tão antigas, apenas 2 dos 33 quilombos têm a titularidade da terra: Ivaporunduva e São Pedro. Os quilombos, de maneira geral, se organizam em associações que providenciam as licenças ambientais e destinam os lugares que poderão ser roçados.

Saiba mais na reportagem completa nos dois vídeos acima.

Vídeos mais assistidos do Globo Rural
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC