Economia

Na reta final, campanha de Lula lança propostas centrais de plano de governo

Por Portal NC

23/10/2022 às 15:35:27 - Atualizado há
Na última semana antes do segundo turno, a campanha do ex-presidente Lula (PT) prepara o lançamento de um documento com as propostas centrais de um plano de governo.

Segundo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o documento trará os eixos principais de um eventual governo Lula-Alckmin. As medidas são voltadas para a população de mais baixa renda, mas também com acenos ao mercado financeiro, que desde o início da campanha cobra mais clareza de como será a agenda econômica de Lula, caso eleito.

Segundo Gleisi, a divulgação está prevista para ocorrer até quarta-feira.

O documento vai trazer compromissos que já vem sendo divulgados pela campanha, mas que ganham agora status de plano de governo. Uma das novas propostas é garantir a volta da política de aumento real do salário mínimo nos moldes da política que combinava a reposição da inflação e crescimento do PIB aprovada pelo Congresso no governo Dilma.

A discussão sobre os reajustes do salário mínimo ganharam força no debate eleitoral depois do desgaste de Jair Bolsonaro com o reportagem do jornal Folha de S.Paulo afirmando que estava pronta na área econômica uma proposta para desvincular da inflação aposentadorias e benefícios do salário minimo.

O governo correu para negar a informação, Bolsonaro prometeu aumento real para o mínimo em um eventual segunda mandato, mas o dano eleitoral estava feito. A campanha adversária passou a usar a informação nas redes sociais e nos programas de rádio e TV.

Outros pontos que o documento irá trazer dizem respeito à volta do Bolsa Família, com garantia de manutenção do benefício em R$ 600, além de um adicional de R$ 150 para crianças abaixo de 6 anos. Também terá a promessa de um programa de renegociação de dívidas, nos moldes do proposto pelo candidato do PDT, Ciro Gomes.

Os custos das medidas devem ser financiadas com propostas tributárias a serem enviadas ao Congresso, como a tributação de dividendos - Bolsonaro faz promessa semelhante, apesar de o Congresso já ter rejeitado o tema.

O texto também tentará amenizar críticas de agentes financeiros, que pedem maior clareza da politica econômica. Sem dar detalhes, o documento tratá a promessa da estabilidade e previsibilidade na economia, lembrando ações do primeiro mandato de Lula.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC