Economia

PIB da China tem crescimento anual de 3,9% no 3° trimestre

Por Portal NC

24/10/2022 às 01:40:28 - Atualizado há
Divulgação do resultado foi adiada por conta do Congresso do Partido Comunista. Economia chinesa cresce 3,9% no terceiro trimestre

Brett Sayles/Pexels

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 3,9% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período do anos passado, segundo informações do governo chinês divulgadas nesta segunda-feira (24). No trimestre imediatamente anterior, a aceleração do crescimento da economia chinesa foi menos expressiva, de 0,4%. A previsão do mercado era de alta de 3,4%, segundo a Reuters.

A economia se recuperou mais rápido do que o esperado, mas regulamentações mais rígidas da covid-19, o agravamento da crise imobiliária e o risco de uma recessão global dificultam os esforços do governo para estimular uma recuperação mais forte no próximo ano.

Os números do PIB estavam originalmente programados para serem divulgados na última quarta-feira (19), mas foram adiados em decorrência do Congresso do Partido Comunista - que terminou neste domingo (23), com o presidente Xi Jinping iniciando seu terceiro mandato consecutivo como secretário-geral do partido.

LEIA TAMBÉM

Xi Jinping é confirmado como líder pelos próximos 5 anos na China

China: propaganda dá pistas de como Xi Jinping vê o futuro do país

Como Xi Jinping se tornou líder chinês mais poderoso desde Mao Tsé-tung

Putin parabeniza Xi Jinping pela reeleição na China

Partido Comunista Chinês não terá nenhuma mulher na cúpula do governo pela primeira vez em 20 anos

O crescimento do PIB em relação ao trimestre anterior foi de 3,9%, superando também as expectativas de mercado de 3,5%. No segundo trimestre, caiu 2,6%.

Uma pesquisa da Reuters previu que o crescimento econômico desaceleraria para 3,2% em 2022, bem abaixo da meta do governo de cerca de 5,5%.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC