Vacina contra gripe segue disponível até sexta-feira

13/06/2018 - 13:26 hs

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho em todo o país. A recomendação do Ministério da Saúde também foi adotada pelo município de Pompeia, já que o número de imunizados, principalmente envolvendo crianças menores de 5 anos, ainda é considerado baixo. A campanha também foi estendida por conta dos impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público.

Integram o grupo prioritário pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, puérperas (até 45 dias após o parto) e gestantes. Essa escolha dos grupos segue recomendação da OMS – Organização Mundial da Saúde. A definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

O último boletim de influenza do Ministério da Saúde aponta que, até 26 de maio, foram registrados 2.088 casos de influenza em todo o país, com 335 óbitos. Do total, 1.262 casos e 218 óbitos foram por H1N1.

Em Pompeia, a campanha segue na rede municipal de Saúde, composta por 7 postos, incluindo o distrito de Paulópolis. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas.