DHS amplia vacinação contra gripe para crianças com até 9 anos e adultos com mais de 50

27/06/2018 - 13:00 hs

Após encerrar a campanha de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários, na semana passada, o Ministério da Saúde liberou os municípios que ainda tiverem doses, para ampliarem a vacinação incluindo aos grupos prioritários, crianças entre 5 e 9 anos e adultos entre 50 e 59 anos. A ação começou segunda-feira, dia 25.

Em Pompeia, cerca de 6 mil pessoas foram vacinadas, com prioridade de aplicação em crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde e professores em atividade.

“O resultado da cobertura vacinal divulgado recentemente ainda é parcial, mas os dados indicam que a meta estipulada para o município foi alcançada”, informou a enfermeira responsável pelo setor de Epidemiologia de Pompeia, Luciana Martessi.

De acordo com o Ministério da Saúde, a ação já estava prevista para municípios com estoques maiores da vacina. Vale lembrar que não ocorrerá o envio de doses adicionais pelo Ministério da Saúde.

O superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa “Pida”, enfatizou que a expansão da cobertura ocorre enquanto houver vacina disponível. “As pessoas que se enquadram nesses grupos continuarão tendo acesso à imunização até o fim dos estoques das Unidades de Saúde”, disse ele.

Segundo o Departamento de Higiene e Saúde, as crianças ainda registram a menor cobertura. Dados do Ministério da Saúde apontam que até o dia 16 de junho, o Brasil registrou 3.122 casos de influenza em todo o país e 535 óbitos. Entre as crianças, o número de mortes triplicou, de 14 em 2017 para 44 em 2018.

Pessoas com recomendação que ainda não se vacinaram também podem  procurar os postos de saúde. No entanto, vale frisar novamente que a imunização vai depender da disponibilidade da vacina.