Economia

Brasil cria 278 mil empregos formais em setembro; número de vagas abertas tem queda frente aos últimos anos

Por Portal NC

26/10/2022 às 09:54:24 - Atualizado há
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social nesta quarta-feira. A economia brasileira gerou 278.085 empregos com carteira assinada em setembro deste ano, informou nesta quarta-feira (26) o Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

Ao todo, segundo o governo federal, foram registrados no período:

1,92 milhão de contratações;

1,64 milhão de demissões.

O resultado representa piora em relação a setembro do ano passado, quando foram criados 330 mil empregos formais.

Já em setembro de 2020, em meio ao isolamento da primeira onda da Covid-19, foram abertos 299,4 mil empregos com carteira assinada.

A comparação dos números com anos anteriores a 2020, segundo analistas, não é mais adequada porque o governo mudou a metodologia.

Caged x Pnad

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados consideram os trabalhadores com carteira assinada, isto é, não incluem os informais.

Com isso, os resultados não são comparáveis com os números do desemprego divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad).

Os números do Caged são coletados das empresas e abarcam o setor privado com carteira assinada, enquanto que os dados da Pnad são obtidos por meio de pesquisa domiciliar e abrangem também o setor informal da economia.

Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil em agosto caiu para 8,9%, a menor desde julho de 2015, quando ficou em 8,7%. Em contrapartida, bateu recorde histórico o número de trabalhadores sem carteira assinada no país.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC