Economia

Ibovespa opera próximo da estabilidade no início do pregão

Por Portal NC

26/10/2022 às 10:55:29 - Atualizado há
No dia anterior, o principal índice da bolsa de valores recuou 1,20%, a 114.626 pontos. Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira.

Pixabay

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu estável no pregão desta quarta-feira (26), com os investidores aguardando a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) em relação a Selic, taxa básica de juros, hoje em 13,75% ao ano.

Às 10h01, o indicador tinha queda marginal de 0,01%, a 114.611 pontos. Veja mais cotações.

No dia anterior, o índice registrou queda de 1,20%, a 114.626 pontos, ainda influenciado pela repercussão da prisão de Roberto Jefferson. Na segunda-feira, a queda foi mais expressiva, de 3,27% - a maior queda diária em quase um ano, quando em 26 de novembro recuou 3,39%. Mesmo com os resultados negativos, o índice acumula alta de 4,17% no mês e de 9,35% no ano.

LEIA TAMBÉM

Como o dólar valorizado afeta a todos

Roberto Jefferson é transferido para o presídio de Benfica, Rio

O que está mexendo com os mercados?

O Copom se reúne hoje para decidir sobre os rumos da política monetária no Brasil. "A expectativa do mercado é de que a taxa Selic seja mantida em 13,75% ao ano, sem nenhum movimento de redução, uma vez que os indicadores econômicos têm apresentado leve melhora", afirma Acilio Marinho, especialista da Trevisan Escola de Negócios.

Os juros também são ponto de atenção no exterior, com o aumento das perspectivas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) possa desacelerar o ritmo de altas em suas taxas, hoje entre 3,00% e 3,25% ao ano, depois da instituição elevar os juros em 0,75 ponto percentual em sua última reunião.

A alta nas taxas americanas beneficia os títulos públicos do país, que passam a entregar uma rentabilidade mais atrativa. Por serem considerados os ativos mais seguros do mundo, com retornos mais expressivos, esses títulos se tornam o destino de muitos investidores, principalmente em cenários de incertezas econômicas e políticas em nível global.

Tal movimento favorece o dólar em detrimento dos ativos de risco, como as próprias moedas de países emergentes, caso do real. Assim, a projeção de que os aumentos dos juros nos EUA possam desacelerar trazem pode beneficiar outros mercados que ainda estão com taxas altas, como o Brasil.

Ainda no exterior, o novo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, assumiu o poder nesta terça-feira (25) e afirmou que seu país enfrentará "tempos difíceis", sinalizando que deve liderar com linha dura a política econômica. Nesta manhã, o ministro das Finanças do país alegou que a entrega do plano fiscal foi adiada para 17 de novembro.

Já no cenário doméstico, além do Copom, a atenção dos investidores continua com a reta final da corrida eleitoral presidencial, a três dias do segundo turno, e no aumento das tensões políticas. Para o mercado, os atos do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) podem pesar contra a campanha de reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Jefferson atacou policiais federais que foram cumprir um mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC