Política Não será investigado

Moraes nega pedido de Bolsonaro sobre inserções de propaganda no rádio

O presidente do TSE considerou inepta a representação da campanha bolsonarista e apontou a possível existência de crime eleitoral em cobrar investigações sobre inserções.

Por Portal NC

27/10/2022 às 16:08:07 - Atualizado há

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, considerou inepta a representação da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) que acusa rádios do Nordeste de não terem veiculado inserções de propaganda da campanha governista.

Moraes alegou que o pedido feito pela campanha de Bolsonaro "é deduzido de maneira totalmente vaga e genérica, buscando uma tutela final, a rigor, indeterminada; sem, contudo, se fazer acompanhar das provas necessárias à demonstração do quanto alegado".

"Os próprios autores reconhecem a ausência de provas, pois expressamente alegam que "estão em andamento tratativas negociais concernentes à contratação de uma terceira auditoria técnica especializada, para a cabal confirmação dos dados originários, já apresentados à Corte'", afirma o ministro.

O pedido foi apresentado pela campanha de Bolsonaro na segunda-feira (24). Moraes cobrou mais documentos que levassem a alguma prova das acusações feitas. A campanha, então, encaminhou uma nova manifestação ao TSE na terça (25). 

Charge: Cartunista Zappa

Além de negar a ação, o presidente do TSE determinou que os autos desse caso sejam encaminhados ao inquérito das milícias digitais, em andamento no Supremo Tribunal Federal e sob a relatoria do próprio Alexandre de Moraes.

"DETERMINO a extração integral de cópias e sua imediata remessa para o Inquérito 4874, no SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL."

O ministro mandou, ainda, que a Procuradoria-Geral Eleitoral se manifeste sobre o caso, já que, em seu entendimento, houve um "possível cometimento de crime eleitoral com a finalidade de tumultuar o segundo turno do pleito em sua última semana".

"Considerando ainda possível cometimento de crime eleitoral com a finalidade de tumultuar o segundo turno do pleito em sua última semana, DETERMINO a expedição de ofício ao Procurador-Geral Eleitoral, a teor do disposto nos arts. 5o e 6o da Resolução TSE n. 23.640, de 2021", diz.

Também solicita que a Corregedoria Geral Eleitoral verifique se houve desvio de finalidade na utilização de recursos do fundo partidário.

"Oficie-se, ainda, a Corregedoria-Geral Eleitoral, para instauração de procedimento administrativo e apuração de responsabilidade, em eventual desvio de finalidade na utilização de recursos do Fundo Partidário dos autores", diz.

Por fim, determina ainda que os autos sejam remetidos para o inquérito das milícias digitais.

Fonte: CNN Brasil
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC