Economia

A três dias da eleição, Bolsonaro edita MP que estende prazo para pagamento de empréstimos tomados por pequenas empresas

Por Portal NC

27/10/2022 às 22:10:24 - Atualizado há
Com a mudança, valor poderá ser dividido em até 72 parcelas. Pronampe foi criado durante a pandemia e disponibiliza empréstimos para microempreendedores individuais, micro e pequenos empresários. O presidente Jair Bolsonaro editou nesta quinta-feira (27) uma medida provisória que estende para 72 meses – 6 anos – o prazo para pagamento das operações do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)

A medida foi tomada pelo governo federal a três dias do 2º das eleições. Bolsonaro tenta a reeleição pelo PL e, nos últimos meses, se empenhou para aprovar medidas que, por exemplo, baixassem o preço dos combustíveis e impostos, e aumentassem os valores dos benefícios sociais. Especialistas já alertaram para um possível efeito negativo para as contas públicas em 2023.

O cenário e os desafios na economia para o presidente a partir de 2023

A nova regra foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União” (DOU). Até então, o valor poderia ser dividido em até 48 parcelas.

Em nota, o Ministério da Economia informou que as taxas de juros não foram alteradas, mais ainda serão reguladas pela pasta.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, o objetivo da medida é "a preservação das empresas de pequeno e médio porte afetadas pelas medidas sanitárias de combate à Covid-19, a manutenção dos empregos e a redução da demanda de amparo por trabalhadores desempregados, assim como a retomada econômica mais rápida no pós-Covid”.

O programa

O Pronampe foi criado em maio de 2020 para socorrer, por meio de empréstimos com menores taxas de juros, micro e pequenos empresários afetados pela crise econômica causada pela pandemia da Covid-19.

Em junho de 2021, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que tornou o Pronampe um programa permanente.

O programa sofreu alterações em maio deste ano, passando a incluir microempreendedores individuais (MEIs).

Segundo o Ministério da Economia, existem 13 milhões de MEIs e 5,5 milhões de micro e pequenas empresas.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC