Economia

Confiança do comércio cai 3,8 pontos em outubro

Por Portal NC

28/10/2022 às 08:13:25 - Atualizado há
Após dois meses de alta, o índice que mede a confiança do comércio do FGV IBRE caiu 3,8 pontos em outubro, ao passar de 101,8 para 98,0 pontos.

De acordo com Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE, a queda ocorreu tanto na percepção sobre o momento presente quanto com as expectativas com os próximos meses.

"Chama a atenção a percepção dos empresários de piora no volume de demanda atual, sugerindo certa desaceleração no ritmo de vendas do setor. Para os próximos meses o cenário ainda é incerto. No curto prazo, existem notícias favoráveis do mercado de trabalho, da confiança dos consumidores e da desaceleração da inflação. Por outro lado, o cenário macroeconômico ainda é delicado e a expectativa de desaceleração da economia na virada do ano deve afetar o setor”, avalia.

A queda foi disseminada nos seis principais segmentos do setor. A piora ocorre nos quesitos que medem a situação atual quanto nas perspectivas sobre os próximos meses. No momento atual houve queda de 3,4 pontos para 102,3 pontos, menor desde maio (101,1 pontos). Já as expectativas recuaram 4,1 pontos, para 93,8 pontos, menor nível desde julho (84,8 pontos).

O FGV Ibre destaca a quarta queda consecutiva sobre o indicador de volume de vendas atual, o que pode estar resultando em uma desaceleração das vendas do setor e que agora se aproxima dos 100 pontos (nível neutro).
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC