Economia

Conta de luz permanece sem cobrança extra em novembro, diz Aneel

Por Portal NC

28/10/2022 às 18:15:25 - Atualizado há
Desde 16 de abril, está em vigor a bandeira verde, que não gera taxa extra para consumidores. Sistema de bandeiras tarifárias sinaliza custo da geração de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (28) que a conta de luz permanecerá sem cobrança extra em novembro.

A agência manteve acionada a bandeira tarifária verde, que não acrescenta custos aos consumidores com base no consumo mensal de energia. A bandeira verde está em vigor desde 16 de abril.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo da geração de energia. No final de todo mês, a agência decide a cor da bandeira para o mês seguinte.

Quando o custo da produção de energia aumenta, por exemplo, por conta do acionamento de usinas térmicas (mais poluentes e mais caras), a Aneel pode acionar as bandeiras amarela ou vermelha patamar 1 ou 2 — que representam custo extra ao consumidor.

Novos valores das bandeiras tarifárias, em vigor entre 1º de julho e meados de 2023

Editoria de Arte / g1

Situação dos reservatórios

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste, responsáveis por 70% da capacidade de produção de energia no país, está em 49,9% – acima da média histórica.

Em outubro de 2021, por exemplo, o armazenamento chegou a 18,23%, menor nível registrado para o mês desde 2018.

Diante da crise hídrica do ano passado, o governo implementou a bandeira escassez hídrica, que vigorou entre setembro de 2021 e 15 de abril deste ano. Nesse intervalo, representou um custo adicional de R$ 14,20 para cada 100 kW/h consumidos no mês.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC