Economia

Incerteza da Economia sobe 0,3 ponto em outubro influenciada pela disputa eleitoral do 2º turno, aponta FGV Ibre

Por Portal NC

31/10/2022 às 13:43:25 - Atualizado há
Alta foi de 0,3 ponto e pode ser lida como estabilidade. Definição da política econômica a partir de janeiro será decisiva para queda ou alta consistente do indicador. Lula gesticula durante fala enquanto Bolsonaro observa de sua bancada no último debate da Globo, no dia 28 de outubro

Stephanie Rodrigues/g1

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), voltou a subir em outubro, após dois meses seguidos de queda.

De acordo com o levantamento, o indicador passou de 111,7 em setembro para 112,0 em outubro.

Segundo a economista do FGV Ibre Anna Carolina Gouveia, a alta de 0,3 ponto pode ser vista como estabilidade, mantendo o indicador pouco acima do nível confortável de incerteza, que é inferior aos 110 pontos.

Anna destacou que a disputa eleitoral para o segundo turno das eleições impactou diretamente no indicador.

“O componente de Mídia, com peso de 80% no indicador, recuou durante a primeira quinzena voltando a subir na segunda metade do mês. Essa reversão refletiu, principalmente, o acirramento das eleições presidenciais durante o segundo turno, algo que até então pouco havia influenciado no indicador”, apontou a economista.

Já o componente de Expectativa teve movimento inverso, ou seja, começou em alta e depois cedeu “influenciado pela menor dispersão das previsões dos especialistas para a inflação”.

Na avaliação da economista do FGV Ibre, a definição da política econômica será decisiva para que o indicador volte a cair.

"A convergência do IIE-Br para níveis inferiores a 110 pontos dependerá do arrefecimento do cenário político, do crescimento da economia nos meses seguintes e da política econômica a ser adotada a partir de janeiro de 2023”, avaliou Anna Carolina Gouveia.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC