DHS inicia novos grupos Antitabagismo

Reuniões são noturnas e contam com a orientação de equipe multidisciplinar

10/09/2018 - 09:33 hs
Foto: Divulgação/DHS

As pessoas que desejam parar de fumar podem contar com o apoio da Prefeitura de Pompeia, por meio do Departamento de Higiene e Saúde, a partir do projeto antitabagismo. Os encontros, gratuitos acontecerão semanalmente, das 18h às 19h30 nas Unidades de Saúde “Dr. Paulo Minami” e “Luiz Padilha de Oliveira”.

De início, cada grupo que conta com aproximadamente 60 participantes, contarão com o apoio multiprofissional de uma enfermeira, médico clínico, psicóloga, nutricionista e dentista, devidamente capacitados pelo (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD) da Secretaria Estadual de Saúde. Durante todo este processo, passarão ela avaliação médica, por abordagens motivacionais e estruturais em grupo e, se necessário, pela terapia medicamentosa.

Conforme tem destacado a Secretaria de Saúde do Estado, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa evitável de morte, reduzindo a expectativa de vida do brasileiro fumante em cinco anos em relação ao não fumante. As principais doenças atribuídas ao tabagismo são infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Vale ressaltar que as pessoas que ainda estejam interessadas em fazer parte dos encontros, podem fazer suas inscrições na Unidade de Saúde mais próxima ou pelos telefones 3405 1547 ou 3405 1543.