Economia

Vinhos do RS são destaque da safra 2022 em avaliação nacional; veja quais

Por Portal NC

06/11/2022 às 16:36:28 - Atualizado há
30ª Avaliação Nacional de Vinhos ocorreu em Bento Gonçalves, na Serra, no sábado (5). Estavam inscritas 533 amostras de 70 vinícolas do Brasil e outros quatro países. Amostra de vinho sendo servida na Avaliação Nacional de Vinhos

Avaliação Nacional de Vinhos/Divulgação

Vinhos produzidos em cidades gaúchas foram destaque na 30ª Avaliação Nacional de Vinhos, que ocorreu em Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul, no sábado (5). O evento é realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).

Estavam inscritas no evento 533 amostras da bebida de 70 vinícolas brasileiras e de outros quatro países. A degustação de seleção foi feita por 90 enólogos. As 16 amostras mais representativas da Safra 2022 vieram de Alto Feliz, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi e Muitos Capões, além da catarinense São Joaquim. No total, foram servidos 1.545 litros da bebida para um público de 1.634 pessoas.

Os vinhos selecionados são das variedades Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Moscato Giallo, Pinot Gris, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Tannat, Roriz e Teroldego.

Confira, por categoria:

Vinho base espumante

Chardonnay – Empresa Brasileira de Vinificações – Caxias do Sul (RS)

Chardonnay – Ponto Nero Indústria de Bebidas – Garibaldi (RS)

Pinot Noir e Chardonnay – Vinícola Salton – Bento Gonçalves (RS)

Branco fino seco não aromático

Pinot Gris – Cooperativa Vinícola São João – Farroupilha (RS)

Chardonnay – Vinícola Perini – Farroupilha (RS)

Branco fino seco aromático

Moscato Giallo – Vinícola Gaio – Flores da Cunha (RS)

Sauvignon Blanc – Vivalti Vinícola – São Joaquim (SC)

Rosé fino seco

Tannat – Casa Venturini Vinhos e Espumantes – Flores da Cunha (RS)

Tinto seco jovem

Roriz – Vinícola Família Lemos de Almeida Vinhas e Vinhos – Muitos Capões (RS)

Tinto fino seco

Tannat – Vinícola Mioranza – Flores da Cunha (RS)

Merlot – Cooperativa Vinícola Aurora – Bento Gonçalves (RS)

Merlot – Vinícola Don Guerino – Alto Feliz (RS)

Cabernet Sauvignon – Vinícola Almaúnica – Bento Gonçalves (RS)

Cabernet Sauvignon – Casa Valduga Vinhos Finos – Bento Gonçalves (RS)

Teroldego – Vinhos Larentis – Bento Gonçalves (RS)

Tannat – Vitivinícola Jolimont – Canela (RS)

Entenda como funciona a avaliação

Jurados avaliam as amostras na Avaliação Nacional de Vinhos, em 2019.

Jeferson Soldi/Divulgação

A avaliação reúne toda a cadeia produtiva da uva e do vinho no Brasil. Vinícolas de todo o país apresentam amostras dentro de categorias específicas, e a ABE faz avaliação técnica. Como a ideia é analisar a safra anual, serão avaliados os vinhos produzidos com uvas de 2022, que foram colhidas entre final de dezembro e janeiro até meados de abril deste ano.

"Na Avaliação Nacional são apresentados as amostras mais representativas daquela safra", afirma Vinícius Santiago, diretor de degustação da Associação Brasileira de Sommeliers. Isso não significa que sejam os melhores vinhos, uma vez que muitos ainda não estão finalizados. São exibidos vinhos já engarrafados, mas também vinhos em tanque ou em barrica.

"Muitos dos vinhos que são dessa safra não vão estar prontos para o mercado no final da Avaliação Nacional, principalmente os tintos. Boa parte dos tintos não vão estar prontos, finalizados para ir para o mercado, mas você já consegue fazer uma avaliação técnica da qualidade, do potencial geral daquela safra nesse ponto", ressalta.

A Avaliação acontece sem referência (às cegas) e segue uma série de critérios da Organização Internacional da Uva e do Vinho a partir de uma ficha padrão pra análise técnica de vinhos com pontuação e essa ficha vai analisar. Os pontos principais são intensidade, complexidade, equilibro e persistência, que é o tempo de sabor que o vinho vai ficar no paladar depois da degustação.

O evento em números

30ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos

Avaliação Nacional de Vinhos/Divulgação

"A jovem Avaliação Nacional de Vinhos completa 30 anos madura, plena e, acima de tudo, global. A diversidade do nosso vinho é encantadora e única no mundo", comemora o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo André Gasperin.

Foram servidas 1.634 taças, com 96,6 litros por amostra, totalizando 1.545 litros entre os 16 vinhos. Por amostra, eram 54 garrafas de 750 ml em Bento Gonçalves e outras 300 garrafas de 187 ml para os kits.

O serviço do vinho foi realizado por 120 alunos de cursos de Viticultura e Enologia.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC