Economia

Conheça 5 dicas para adubar árvores frutíferas

Por Portal NC

08/11/2022 às 12:53:25 - Atualizado há
Produtor rural, o financiamento do tamanho certo, na hora certa e do seu jeito está no Bradesco.

Shutterstock

Se você tem um pomar, sabe que repor os nutrientes ao solo é uma etapa extremamente importante para assegurar a qualidade dos frutos e hortaliças de sua produção.

Mesmo após a pandemia, o setor de agronegócio só cresceu, e atingiu a participação de 27,4% no PIB brasileiro em 2021. Por isso, caminhar em avanço e tecnologia se torna uma prioridade a qualquer produtor rural que deseja ter mais competitividade.

No entanto, se você não possui capital para promover as vendas e comercialização de hortifruti, temos uma boa notícia: pequenos produtores podem contar com o Bradesco, seja para aumentar a produção, comprar os insumos de maneira antecipada, entre outros.

Saiba mais sobre essa solução para investir hoje mesmo em sua produção de hortifruti. Mas antes, para colocar você em primeiro lugar, veja 5 dicas para adubar árvores frutíferas e ter frutos ainda mais doces.

1) Onde e como adubar: É importante lembrar-se das raízes, por isso a adubação deve ser feita por toda projeção da copa, ou seja, até onde a árvore faz sombra. Lance o adubo pelo solo e não coloque muito próximo ao tronco, a distância correta para a aplicação é depois de 25 a 50 cm dele, dizem especialistas.

2) Nutrientes essenciais: Nitrogênio, fósforo e potássio são indispensáveis para que as árvores frutíferas cresçam saudáveis, sendo esse último o principal para estimular o surgimento de flores e frutos. Todos eles podem ser obtidos através do fertilizante químico NPK.

Esse adubo proporciona folhas mais verdes, auxilia no desenvolvimento dos brotos e no fortalecimento dos tecidos vegetais. Além de oferecer condições para que os frutos tenham bom tamanho, forma, coloração e melhor resistência a pragas.

3) Macro e micronutrientes: Demais nutrientes podem ser empregados para suprir por completo as necessidades de cada árvore frutífera. O cálcio, por exemplo, é um macronutriente para utilizar quando frutos estão deformados e manchados; outros exemplos são o magnésio e o enxofre.

Já o manganês, por sua vez, é um micronutriente que previne folhas com buracos e amareladas. Outros exemplos são o ferro e o enxofre.

4) Rega após a adubação: Se você usa adubos químicos, é preciso dissolvê-lo logo após sua aplicação, caso contrário o solo pode ser queimado. Mas, regando em seguida, o solo conseguirá absorver melhor os nutrientes. Lembre-se também de seguir as indicações de quantidade da embalagem.

5) Técnica de coroamento: Caso você opte por adubos orgânicos, essa dica é uma das formas de adubação que garantem maior índice de nutrientes por mais tempo. Para isso, é feito um círculo na mesma proporção da copa, e a terra dessa área é retirada.

A profundidade recomendada para essa prática é entre 10 e 20 cm. Depois, basta cobrir com folhas, cascas de frutas, aparos de grama, entre outros. Assim que o volume dessa matéria orgânica for diminuindo, o produtor pode repor o adubo.

Mas a hortifruticultura pode ser ainda melhor. Isso porque a solução que você precisa para financiar e cobrir despesas do seu ciclo produtivo está à sua disposição! Veja a seguir:

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

Através do Financiamento do BNDES Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar* você pode investir e alavancar a comercialização de seus produtos de maneira descomplicada.

Seja você um produtor rural ou um representante de uma cooperativa agropecuária, é possível contratar um financiamento. Há um amplo portfólio com diversas linhas de crédito rural direcionadas para o financiamento do custeio, investimento, comercialização e industrialização.

Entre nós, você vem primeiro, por isso o Bradesco financia em até 100% e você só paga 60 dias após a colheita.

As taxas de juros são de 3% ou 4,5% ao ano, prefixada de acordo com o produto. Além disso, o Bradesco oferece mais de 800 pontos para o seu atendimento e um time de agrônomos especializados. Nunca foi tão prático investir no seu agronegócio!

Para conhecer mais o Crédito para Infraestrutura e outras modalidades de financiamento do Bradesco pensadas para o produtor rural, clique aqui.

*Sujeito a análise de crédito e demais condições do produto.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC