Pompeia

Contra a Poliomielite: Unidades de Saúde seguem vacinando para evitar volta da doença em Pompeia

Paralisia nos membros inferiores, perda da audição e da visão, epilepsia e até mesmo a morte. Estas são algumas consequências após a infecção pelo poliovírus, principalmente em crianças

Por Portal NC

10/11/2022 às 14:28:19 - Atualizado há
O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, através das Unidades de Saúde do Município, segue contemplando uma dose extra da vacina contra a poliomielite. Única forma de prevenção contra a doença, o imunizante, que é gratuito, está disponível em todas as salas de vacina da rede municipal. Mesmo com toda a mobilização das equipes de saúde, a cobertura atual local ainda está abaixo do índice preconizado pelo Ministério da Saúde, que acompanha a média nacional, também abaixo do esperado.

Paralisia nos membros inferiores, perda da audição e da visão, epilepsia e até mesmo a morte. Estas são algumas consequências após a infecção pelo poliovírus, principalmente em crianças.

Lider banner

"Fazemos um apelo para que os pais e responsáveis levem seus filhos aos postos de saúde. A vacina contra a pólio neste momento é uma dose de campanha, então, mesmo com o cartão em dia, as crianças com idade entre um e cinco anos devem receber a gotinha", alertou a enfermeira epidemiológica do Município, Adriana Fernandes Parra.

Desde o início da campanha, o DHS tem adotado várias estratégias para facilitar o acesso às vacinas. Além da busca ativa feita pelas equipes das unidades de saúde, a autarquia também ampliou o horário de funcionamento individual de cada UBSs e USFs, em datas alternadas, para que os munícipes que trabalham em horário comercial, pudessem levar seus filhos até a Unidade do bairro.
"A paralisia infantil já retornou em vários países. Diante da baixa cobertura vacinal, a doença pode acometer pessoas, por isso, precisamos da responsabilidade dos pais nesse momento tão importante", reiterou o superintendente do DHS, Adalberto Bento.

O Município tem à disposição 10 salas de vacina que estarão funcionando das 8h às 16h, com exceção da USF do bairro Tufic, "Dr. Flávio faria Jordão", que devido ao Horário do Trabalhador, funciona até as 21h.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC