Economia

Governo pode reduzir impostos e dar subsídios para universalizar banda larga, diz transição

Por Portal NC

14/11/2022 às 14:51:22 - Atualizado há
Informação foi divulgada pelo ex-deputado Jorge Bittar, que integra núcleo de Comunicações da transição. Segundo ele, limitações orçamentárias serão levadas em conta. O ex-deputado Jorge Bittar, integrante do núcleo de Comunicações da equipe de transição de governo, afirmou nesta segunda-feira (14) que o governo do presidente eleito Lula (PT) pode vir a reduzir impostos e conceder subsídios para universalizar a internet banda larga no país.

Bittar deu a declaração no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde trabalha a equipe de transição. Segundo o ex-deputado, a medida, se vier a se concretizar, levará em conta as regras e as limitações orçamentárias.

"Estamos entrando agora, mas o presidente Lula, durante toda a campanha, falou muito na necessidade de universalizar a banda larga no país. E universalizar significa oferecê-la a preços compatíveis com a renda das famílias", declarou Bittar.

Questionado, então, se entre as medidas para a universalização estarão a concessão de subsídios e a redução de impostos, Bittar respondeu:

"Eventualmente, uma combinação de [redução de] impostos, [concessão de] subsídios públicos, mas tudo isso dentro das regras e das limitações orçamentárias."

Segundo Bittar, o futuro governo pode vir a utilizar recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

Internet mais barata

Questionado se há algum preço "alvo" para que a internet fique mais barata no país, Bittar afirmou que isso ainda será discutido.

"No curto prazo, nós não temos [definição]. Isso só seria definido a partir de estudos que possam, de maneira consistente, avaliar o lado dos investimentos e o lado do nível de subsídio público, que é necessário para compatibilizar o preço destes serviços com a renda das famílias mais pobres", declarou.

O ex-deputado federal manifestou preocupação, também, com a falta de acesso da população carente a serviços assistenciais e previdenciários em razão das filas vistas em vários municípios do país para atualização dos dados do Cadastro Único (necessário para ter acesso aos benefícios).
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC