Região Marília

Prefeitura de Marília leva multa de R$ 100 mil por irregularidades ambientais na Represa Cascata

Multa foi aplicada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Órgão estadual afirma que prefeitura não tomou providências mesmo após notificações.

Por Portal NC

16/11/2022 às 10:18:48 - Atualizado há
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aplicou uma multa de R$ 100 mil à Prefeitura de Marília (SP) por supostas irregularidades não resolvidas na barragem da Represa Cascata, localizada na zona Leste do município.

A autuação foi feita no final do mês passado e envolve problemas na obtenção de licença ambiental e questões como intervenção em vegetação nativa. A Cetesb foi procurada, mas não deu detalhes sobre o caso.

Apesar de notificação, envolvendo ao menos três ofícios enviados pela Cetesb ao Executivo municipal e uma advertência, não foram tomadas atitudes por parte da administração municipal, segundo a agência estadual.

Ainda conforme a Cetesb, a multa foi aplicada devido ao município "deixar de atender a exigência legal quando devidamente notificado pela autoridade competente no prazo concedido".
Tal procedimento, conforme o órgão ambiental, visa a "emissão de autorização de regularização e obtenção de licença ambiental de operação para regularização ambiental da barragem da Represa de Cascata".

Os documentos não entregues, ainda segundo a Cetesb, entre outras coisas, são "relacionados à exigência de regularização ambiental do empreendimento e das intervenções em vegetação nativa".
Segundo o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), a represa faz parte do chamado "Sistema Cascata", junto com a captação da Represa do Norte, ambas superficiais, além da captação subterrânea no poço profundo PG05, do aquífero Guarani.

"São direcionados para a estação de tratamento de água ETA Cascata, Avenida Vicente Ferreira. Primeiro sistema de abastecimento da cidade, é responsável por 11% do abastecimento do município, atende a região do Aeroporto, zona leste da cidade", segundo o Daem.

A prefeitura foi procurada para se manifestar sobre a multa aplicada pela Cetesb, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC