Economia

Pessimismo cresce, e 17% dos inadimplentes se dizem sem esperanças de quitar dívidas

Por Portal NC

16/11/2022 às 16:10:26 - Atualizado há
'Pandemia ficou para trás, mas a vida financeira não melhorou da maneira que as pessoas imaginavam', diz diretor do Instituto Locomotiva. 17% dos inadimplentes se dizem sem esperanças de quitar dívidas

José Cruz/Agência Brasil

A parcela dos inadimplentes que acredita que não será capaz de quitar suas dívidas aumentou neste ano. Em 2021, 5% das pessoas com dívidas em atraso achavam ou tinham certeza que não conseguiriam quitar as contas – em 2022, essa parcela subiu para 17%. A conclusão é de um estudo feito pelo Instituto Locomotiva em parceria com a MFM Tecnologia.

O maior pessimismo tem relação com o avanço do endividamento no país, mas também com o fato de as pessoas estarem hoje menos animadas que no ano passado. Naquele momento, havia uma expectativa de melhora da situação financeira com a proximidade do fim da pandemia, segundo João Paulo de Resende Cunha, diretor de pesquisas do Instituto Locomotiva.

“Identificamos neste ano uma certa frustração. A pandemia ficou para trás, mas a vida financeira não melhorou da maneira que as pessoas imaginavam que melhoraria”, afirmou Cunha.

Em momento de inadimplência recorde, educadores financeiros alertam para o bom uso do 13º

Inadimplência recorde

Pesquisa divulgada no início do mês pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que o volume de famílias com contas atrasadas no país voltou a subir em outubro e atingiu a maior taxa anual em seis anos.

Segundo a pesquisa, a proporção de endividados atingiu 79,2% no mês passado – em outubro de 2021, essa taxa estava em 74,6%. Na relação mensal, por sua vez, houve uma queda de 0,1 ponto.

Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC