Economia

Empreendedorismo feminino: com renda menor que homens, mulheres abandonaram mais seus negócios

Por Portal NC

24/11/2022 às 07:15:26 - Atualizado há
Estudo do Sebrae mostra como a crise econômica dos últimos anos impactou de modo mais forte mulheres que geriam seus próprios negócios. A deterioração da economia, acentuada pelas consequências da pandemia do Covid-19, surtiu um efeito colateral negativo para o empreendedorismo feminino no Brasil: as mulheres abandonaram mais seus negócios e tiveram renda menor que os homens nos últimos quatro anos.

Os dados são de um estudo do Sebrae feito a partir de um levantamento da Global Entrepreneurship Monitor. Entre 2018 e 2021, o país registrou uma diminuição grande no número geral de empreendedores. Mas, entre as mulheres, a queda foi quase o dobro da registrada entre os homens:

em 2018, 41,7% dos homens tinha negócio próprio. Em 2021, essa taxa caiu para 36,5%;

já a proporção de mulheres empreendedoras era de 34,4% em 2018. Em 2021, passou para 24,6%.

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a dupla jornada (com uma maior carga de responsabilidades em casa e cuidados com filhos e pessoas idosas) contribuiu para que as empreendedoras não conseguissem manter seus negócios em atividade.

Além disso, a situação econômica de quem os manteve piorou no período analisado. A renda obtida a partir do próprio negócio melhorou para todos, mas com maior força para homens, o que aumentou a diferença de remuneração ente os gêneros.

Em 2018, a proporção de quem recebia mais de 3 salários mínimos era 29% para mulheres e 36% para homens.

Em 2021, aumentou para 46% a proporção de mulheres que ganhavam este valor. Entre os homens, a proporção saltou para 65%.

Logo, o que era uma diferença de 7 pontos percentuais se transformou em 19.

Difere também o papel que esse negócio cumpre para cada gênero. Enquanto a maioria dos homens empreendeu porque teve uma boa oportunidade, a maioria das mulheres o fez por necessidade.

Leia também:

A vida depois da falência: dívidas e processo por fraudes acompanham fim de empresas

Empreendedores negros sofrem mais com dívidas do que brancos, diz pesquisa

História por trás dos números

Fabiane Barroso precisou fechar sua loja em 2021

Arquivo pessoal

Fabiane Barroso tem 41 anos e é mãe de duas crianças, de 2 e 4 anos. Depois de trabalhar com marketing por quase duas décadas, ela abriu uma confecção de moda infantil autoral, a Dona Travessura, em 2018. Fabiane cuidava sozinha de criação, modelagem e organização das coleções.

"Fiquei com a loja por quatro anos. Os dois primeiros foram muito bons, mas veio a pandemia e a coisa degringolou. Com a inflação, o custo da matéria-prima subiu. E com o problema de importação de algodão, também vivemos escassez."

Assim, ela viu o caixa apertar cada vez mais. "Eu não tinha incentivo e suporte financeiro do estado. Aí chegou um momento em que ficou mais caro produzir e trabalhar do que ficar em casa sem fazer nada. Não valia mais a pena. Eu não podia colocar, nos meus produtos, os custos de produção e matéria-prima, então se tornou inviável seguir", ela conta.

Em fevereiro deste ano, Fabiane fechou a empresa, mas ainda não conseguiu recuperar parte do dinheiro investido. "Fiquei com uma parte do estoque que não consegui vender na queima. Encerrei em fevereiro, mas ainda tenho 15% das peças", diz.

Mas há avanços no mundo empresarial

Apesar da sub-representatividade no empreendedorismo, as mulheres ocupam um espaço um pouco maior entre as lideranças empresariais, segundo o Serasa Experian.

Um levantamento feito por eles com as mais de 20 milhões de empresas ativas no país mostrou que 4 em cada 10 empresas no Brasil têm mulheres como donas ou sócias majoritárias. Elas são maioria, sobretudo, nas empesas mais novas, com até 2 anos de atuação.

O levantamento mostrou ainda que as mulheres começam a empreender mais cedo que homens e têm um bom histórico de pagamento como pessoa física. Mas, quando se trata da pessoa jurídica, o score ainda é muito baixo.

Os setores em que elas mais atuam são comércio de confecções e serviços de higiene, beleza e alimentação.
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC