Economia

Ibovespa abre estável em dia de divulgação do IPCA-15

Por Portal NC

24/11/2022 às 10:17:25 - Atualizado há
Nesta quarta-feira, indicador encerrou o dia em queda de 0,18%, a 108.841 pontos. Painel da B3, em São Paulo

SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu estável nesta quinta-feira (24).

Às 10h03, o indicador subia 0,02%, a 108.864 pontos. Veja mais cotações.

Na quarta, o indicador encerrou o dia em queda de 0,18%, a 108.841 pontos. Com o resultado, a bolsa passou a acumular queda de 0,03% na semana, e de 6,20% no mês. No ano, ainda tem alta, de 3,83%.

LEIA TAMBÉM:

Como o dólar valorizado afeta a todos

Especialista fala sobre os investimentos para fugir da incerteza na economia

O que está mexendo com os mercados?

No cenário internacional, a atenção se voltou para a divulgação da ata da reunião de novembro do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA), que mostrou que uma maioria dos membros apoia uma redução no ritmo de alta dos juros, após quatro elevações seguidas de 0,75 ponto percentual.

No cenário internacional, atenção ainda está voltada à ata da reunião de 1 e 2 de novembro do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA). O documento da reunião, divulgado nesta quarta, revelou que as autoridades do banco central americano veem redução do ritmo das altas de juros depois de quatro subidas consecutivas de 0,75 ponto percentual.

Após a divulgação, as bolsas americanas aceleraram a alta, e o dólar passou a cair no exterior. Bolsas asiáticas e europeias também registraram alta após a sinalização do Fed. E, segundo a agência Reuters, as ações europeias atingiam novos picos em meses nesta quinta.

De acordo com Claudia Rodrigues, economista do C6 Bank, a ata reforça as apostas de que o Fed aplicará um aumento de juros de 0,50 ponto percentual na próxima reunião de dezembro e que os juros no fim do ciclo devem girar em torno de 5% ao ano. "Acreditamos que o Fed deve manter os juros elevados por período prolongado para trazer a inflação para a meta de 2% ao ano", afirma.

A China registrou um número recorde de infecções por Covid-19 na quinta-feira, com cidades em todo o país impondo lockdowns localizados e outras restrições que estão obscurecendo as perspectivas para a segunda maior economia do mundo.

No cenário local, investidores se mantêm atentos aos próximos passos em relação à PEC da Transição, em meio à incerteza sobre a sustentabilidade das contas públicas no longo prazo, e ao processo de escolha das equipes ministeriais oficiais de Lula.

A manhã teve duas divulgações importantes. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) – considerado a prévia da inflação oficial do país – ficou em 0,53% em novembro. O indicador ficou 0,37 ponto percentual acima do resultado de outubro (0,16%).

E o Índice de Confiança do Consumidor do FGV Ibre caiu 3,3 pontos em novembro, para 85,3 pontos, o menor nível desde agosto (83,6 pontos).
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC