Economia

Associação de produtores cria receitas de rapadura com frutos tradicionais do Cerrado

Por Portal NC

27/11/2022 às 10:42:24 - Atualizado há
Tem doce com baru, cagaita, pequi, que podem ser vendidos por até o dobro do preço da tradicional. Associação de produtores cria receitas de rapadura com frutos tradicionais do Cerrado

Pequenos agricultores do Centro-Oeste estão inovando com um doce tradicional: a rapadura. Impulsionados por um programa que incentiva o desenvolvimento sustentável, eles resolveram adicionar frutos típicos do Cerrado à receita.

Assista a todos os vídeos do Globo Rural

A princípio, a produção da rapadura pelas chácaras que rodeiam o Lago Serra da Mesa, ao noroeste de Goiás, era apenas para consumo próprio, mas na década de 90, 76 agricultores familiares se uniram e formaram uma associação. Atualmente, apenas nove famílias permanecem no grupo.

Associação de produtores cria receitas de rapadura com frutos tradicionais do Cerrado

Reprodução Globo Rural

Os agricultores enfrentavam diversas dificuldades até conhecerem o Programa Redes, uma parceria com o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento sustentável de municípios.

Durante um ano, o programa ofereceu cursos aos agricultores. Com a ajuda dos especialistas, as nove famílias associadas decidiram investir mais na rapadura. O trabalho em conjunto garante que os gastos e os lucros sejam divididos igualmente.

A ideia da rapadura com frutos tradicionais do Cerrado surgiu porque os produtores queriam um doce exclusivo. Os frutos são coletados na beira da estrada. Alguns dos sabores usados são baru, cagaita, pequi, que podem ser vendidos por até o dobro do preço da tradicional.

Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.

Vídeos mais assistidos do Globo Rural
Comunicar erro
Portal NC

© 2024 Portal NC - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal NC